Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB da Indústria

O RS apresenta o quinto maior VAB industrial entre as unidades da federação

O Valor Adicionado Bruto (VAB) da Indústria brasileira, em 2021, foi de aproximadamente R$ 2 trilhões. O Rio Grande do Sul contribuiu para este montante com 6,1%, ou seja, aproximadamente R$ 121 bilhões, apresentando o quinto maior VAB industrial entre as unidades da federação.

O Estado apresenta uma Indústria diversificada, que se desenvolveu a partir das agroindústrias e de outros segmentos ligados ao setor primário. Na matriz do VAB estadual, o setor industrial responde por 24,1% do total, com 18,0% da Indústria de Transformação.

Os segmentos da Indústria ligados ao mercado exportador possuem um alto grau de concentração espacial da produção. O eixo Porto Alegre- Caxias do Sul polariza esses segmentos produtivos. No ano de 2021, quatro municípios desse eixo – Caxias do Sul, Canoas, Triunfo e Porto Alegre - respondiam por 26,2% do VAB industrial do Estado, principalmente na Indústria de Transformação. Além de outros municípios do eixo, também se destacaram, no sul do Estado, Rio Grande e Candiota.

A Indústria Extrativa possuía uma participação pouco expressiva dentro da economia estadual, com apenas 0,2% do VAB total. As indústrias gaúchas dedicadas à extração mineral se constituem, majoritariamente, de extração de minerais não-metálicos. Por sua vez, a Construção Civil participava com 3,6% do VAB total estadual.

Evolução do VAB da Indústria no RS (2011-2021)

Fonte: IBGE/Contas Regionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul