Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polos, parques e incubadoras

O Rio Grande do Sul possui 17 Parques e 44 Incubadoras Tecnológicas

Os sistemas de inovação sob a forma de Polos, Parques e Incubadoras Tecnológicas formam um conjunto articulado de agentes que conectam o conhecimento e a inovação à esfera produtiva. O tripé empresas-instituições de ensino e pesquisa-governos constitui atualmente um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento tecnológico e objetiva a viabilização de soluções inovadoras para os problemas vividos pela sociedade.

Polos são áreas de concentração de instituições de ensino e pesquisa, incentivos públicos e empreendimentos privados inovadores que se constituem em torno de um ou mais sistemas de inovação e podem resultar no desenvolvimento de arranjos produtivos locais ou regionais. A condição básica para a sua criação é a existência de Instituições de Ensino e Pesquisa de nível elevado, pois o insumo fundamental desses empreendimentos é o conhecimento científico e tecnológico.

Parques são complexos produtivos industriais e de serviços de base científico-tecnológica, planejados, de caráter formal, concentrados e cooperativos, que agregam empresas cuja produção se baseia em pesquisa tecnológica desenvolvida nos centros de P&D a ele vinculados. Em geral estão relacionados com um programa formal de planejamento regional, constituindo uma parte importante da estratégia de desenvolvimento econômico e tecnológico. Na configuração do Parque Tecnológico existe uma entidade coordenadora-gestora criada para facilitar a interação entre a instituição de P&D e empresas e para gerenciar os recursos de uso compartilhado. Nesses parques, podem estar disponíveis estruturas físicas que abrigam incubadoras ou condomínio de empresas com serviços para dar sustentação a empresas nascentes.

Incubadoras dão suporte às micro e pequenas empresas em processo de estruturação que desenvolvem ideias inovadoras. Nas Incubadoras, há serviços compartilhados de capacitação e suporte gerencial para aspectos administrativos, comerciais, financeiros e jurídicos, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa. Estes serviços contribuem para reduzir o elevado índice de mortalidade comum a empresas nascentes. As incubadoras surgiram a partir da década de 1980, com a implantação pelo CNPq do primeiro Programa de Parques Tecnológicos do Brasil. A iniciativa desencadeou o surgimento de incubadoras de empresas que se tornaram embriões dos primeiros Parques Tecnológicos.

No Rio Grande do Sul, existem 27 Polos Tecnológicos entre as modalidades de Inovação Tecnológica; Modernização Tecnológica; Modernização Industrial; e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Estado conta também com Parques 17 Parques Tecnológicos, com áreas de atuação voltadas às características econômicas regionais. Por fim, o Rio Grande do Sul também possui 44 Incubadoras Tecnológicas.

BARBIERI, José Carlos. Polos tecnológicos e de modernização: notas sobre a experiência brasileira. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 34, n. 5, p, 21-31 Set./Out. 1994. 
HANEFELD, Alexandro Oto. Economia e desenvolvimento econômico: uma experiência a partir do polo de modernização tecnológica do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Estudo, análise e proposições sobre as incubadoras de empresas no Brasil. Relatório Técnico. Versão Resumida. Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Brasília: ANPROTEC, 2012. 24 p.


Parques tecnológicos do RS (2023)
Fonte: SICT-RS

Incubadoras tecnológicas do RS (2023)

Fonte: SICT-RS

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul