Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Batata-doce e batata-inglesa

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor nacional de batata-doce e o quarto de batata-inglesa

Conforme dados da Food and Agriculture Organization (FAO), a China é o maior produtor de batata-doce no mundo, com cerca de 56,5% da produção em 2024. Para o mesmo ano, o Brasil ocupava a posição de número 14, com cerca de 1,1%. Já para batata-inglesa, no mesmo ano de 2024, o maior produtor também era a China, com 24,3% do total mundial. O Brasil ocupava a 18ª posição, também com participação de 1,1%.

A batata-doce é considerada uma cultura de subsistência. Seu cultivo ocorre em todas as regiões do Brasil, embora esteja mais presente nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul, notadamente nos estados de São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor nacional, contava, no período 2023-2025, com uma produção média de 150.723 toneladas/ano, que representava 15% do total nacional.

Desse total, mais da metade é produzida por municípios localizados no centro-sul do Estado. O município de Mariana Pimentel é o maior produtor gaúcho, com 29,8 mil toneladas/ano em média no período.

Já em relação ao cultivo da batata-inglesa, cultura que pode apresentar até três safras anuais, o Rio Grande do Sul teve uma produção média anual de 480.792 toneladas no triênio 2023-2025. Com 11,1% da produção nacional, é superado pelos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os quatro estados juntos são responsáveis por 81,6% da produção nacional.

Entre os municípios do Estado que apresentam as maiores quantidades produzidas, no período 2023-2025, destaca-se Bom Jesus, com uma produção média anual de 119.000 mil toneladas/ano. Em seguida, São Francisco de Paula, com 107.500 mil, e São José dos Ausentes, com 75,4 mil.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-doce no Brasil e no RS (2015-2025)
tab 2015 2025 batata doce BR RS

Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-inglesa no Brasil e no RS (2015-2025)
tab 2015 2025 batata inglesa BR RS

Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul