Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB dos Serviços

Em 2021, o RS possuía o quarto maior valor de VAB dos Serviços entre as unidades da federação

No Brasil, em 2021, o VAB dos Serviços alcançou 5,1 trilhões, representando 66,5% do VAB total. Após uma queda em 2020, o VAB dos Serviços do Rio Grande do Sul alcançou aproximadamente R$ 306 bilhões em 2021, o que representava 6,0% do valor nacional.

No Estado, em 2021, o VAB dos Serviços foi responsável por 60,9% do VAB total. No setor, destacam-se os segmentos de Comércio, manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas, com 13,2% do VAB total, e de Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, com 13,5%. 

O município que apresentou maior participação foi Porto Alegre, cujo valor representou, em 2021, 20,5% do total do VAB dos Serviços. Como principal fator que contribui para essa participação está a função de capital do Estado, o que proporciona a concentração dos serviços de administração pública, além do papel desempenhado como centro metropolitano, exercendo forte influência sobre os centros urbanos regionais e demais municípios. Também merecem destaque os municípios de Caxias do Sul, Canoas, Passo Fundo e Pelotas.

Valor Adicionado Bruto dos Serviços no RS (2011-2021)

Fonte: IBGE/Contas Regionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul