Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Suínos

O RS possui o terceiro maior rebanho de suínos do país

De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), o continente americano é responsável por 18,9% do rebanho de suínos do mundo. Entre os países, China e EUA possuem os maiores rebanhos, sendo que o Brasil se encontra em terceiro lugar, com uma média anual de 42,7 milhões de cabeças no período 2020-2022.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é atualmente o terceiro maior produtor de suínos do Brasil, superado pelos estados de Santa Catarina e Paraná. De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, o RS registrou, em média, no triênio 2020-2022, um efetivo de 6,1 milhões de cabeças. Do mesmo modo que a cadeia produtiva de bovinos, a cadeia produtiva de suínos, é considerada uma das mais tradicionais do Estado e possui grande importância econômica e social, poder de integração regional, possibilidade de aumento de valor agregado de seus produtos finais e de melhoria da pauta de exportações.

O rebanho suíno se encontra presente em praticamente todas as regiões do Estado, embora esteja mais concentrado no norte, na região do Vale do Taquari e na Serra, estando integrado às indústrias de beneficiamento presentes nessas regiões. Destacam-se os municípios de Santo Cristo, Palmitinho, Frederico Westphalen e Aratiba, com um rebanho médio acima de 100 mil cabeças no período 2020-2022.

Participação do efetivo de suínos dos países (2021)
Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual do efetivo de suínos no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul