Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Suínos

O RS possui o 3º maior rebanho suíno do país

De acordo com a Food and Agriculture Organization - FAO, o continente americano é responsável por 18,8% do rebanho de suinos produzido no mundo. Entre os países, China e EUA possuem os maiores rebanhos, sendo que o Brasil encontra-se em 3º lugar com uma média anual de 4,1 bilhões de cabeças no período 2016-2018.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é atualmente o terceiro maior produtor de suínos do Brasil, superado pelos estados de Santa Catarina e Paraná. De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, o RS registrou em média nos triênios 2016-2018 uma produção de 5,8 milhões de cabeças. Considerando o período entre os anos de 2008 e 2018, observa-se que o Estado manteve em 15% efetivo de suínos na participação brasileiro. Do mesmo modo que a cadeia produtiva de bovinos, a cadeia produtiva de suínos, é considerada uma das mais tradicionais do Estado e possui grande importância econômica e social, poder de integração regional, possibilidade de aumento de valor agregado de seus produtos finais e de melhoria da pauta de exportações.

O rebanho suíno encontra-se presente em praticamente todo Estado embora esteja mais concentrado no norte do estado, na região do Vale do Taquari e Serra, estando integrado às indústrias de beneficiamento presentes nas regiões. Destacam-se os municípios de Santo Cristo, Três Passos, Santa Rosa, Vuadutos, Palmitinho, Nova Candelária e Teutônia com um rebanho médio acima de 80 mil cabeças no período 2016-2018.

Principais produtores de suínos no mundo - 2018
graf pizza 2018 suinos fao mundo
Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual do efetivo de suínos no BR e RS–2008-2018
tab 2008 2018 suinos br rs

Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul