Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ensino Superior

Em 2022, somaram-se 575.885 matrículas em cursos de graduação no Rio Grande do Sul

O Ensino Superior abrange os cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas profissionais. Em todo o mundo esse nível de ensino sofreu um significativo aumento no número de matrículas nos últimos anos. A melhoria nas taxas de progressão estudantil, o aumento do número de estudantes e a criação de novas instituições, principalmente em países em desenvolvimento, contribuíram muito para este avanço. Porém, os jovens brasileiros ainda têm pouco acesso à Educação Superior. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua do IBGE, a taxa ajustada de frequência escolar líquida, isto é, o percentual da população de 18 a 24 anos que frequenta a Educação Superior para 2023 no segundo semestre era de 25,9%. No Rio Grande do Sul este valor foi de 28,4%. O Plano Nacional de Educação em vigor que trata da Educação Superior determinou como meta que o Brasil eleve a taxa líquida para 33% até o final da vigência do plano em 2024.

Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processos seletivos. Segundo o Censo da Educação Superior de 2022, as matrículas em cursos de graduação no Brasil, tanto presencial como a distância, somaram mais de nove milhões. No Rio Grande do Sul somam um total de 575.885 matrículas em cursos presenciais e de educação à distância.

O Estado possui uma rede bastante interiorizada com grande número de instituições em vários municípios. Conforme o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior o Rio Grande do Sul conta atualmente com 21 Universidades, 12 Centros Universitários, 97 Faculdades e 3 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Na pós-graduação os cursos estão divididos em especialização (Latu Sensu) e programas de mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no Rio Grande do Sul somam-se 32instituições que oferecem cursos em programas de pós-graduação em 2022. Estas instituições tiveram 37.879 discentes no mesmo ano, sendo 59,42% em mestrado e 40,57% em doutorado.

Matrículas em cursos de Graduação Presencial e a Distância por Organização Acadêmica no RS - 2022

Fonte: MEC/INEP

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul