Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Geadas

Os eventos de desastres relacionados a geadas no Rio Grande do Sul ocorreram, principalmente, no mês de setembro

Os desastres referentes aos fenômenos das geadas, segundo a Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), fazem parte do grupo de desastres naturais meteorológicos relacionados a ondas de frio. Geada é a deposição de gelo sobre as superfícies expostas ao ar livre. É formada pelo congelamento do vapor d’água existente na atmosfera, sem passar pela forma líquida, e ocorre quando a temperatura ambiental cai abaixo de 0°C.

No Brasil, entre 1991 e 2024, foram registradas 177 ocorrências de desastres por geadas, sendo o Rio Grande do Sul responsável por 14. O Estado ficou atrás do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

O mês que concentrou a maioria das ocorrências de desastres por geadas no Rio Grande do Sul foi setembro, seguido por junho. Por sua vez, essas ocorrências se deram, principalmente, no ano de 2012, seguido por 2006.

Os quatorze municípios do Rio Grande do Sul que registraram esse tipo de ocorrência foram: Água Santa; Antônio Prado; Bento Gonçalves; Doutor Maurício Cardoso; Liberato Salzano; Montenegro; Novo Machado; Pareci Novo; Sagrada Família; Santa Cecília do Sul; São José do Sul; Tapejara; Tucunduva; e Vila Lângaro.

Meses das ocorrências de geadas no RS (1991-2024)*
grafico meses ocorrencias geadas rs 1991 2024

* Para 2024, foram considerados os dados até 24 de junho.

Fonte: MDR - Atlas Digital de Desastres no Brasil

Anos das ocorrências de geadas no RS (1991-2024)*
grafico anos ocorrencias geadas rs 1991 2024

* Para 2024, foram considerados os dados até 24 de junho.

Fonte: MDR - Atlas Digital de Desastres no Brasil

 

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul