Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Geadas

Os COREDEs Fronteira Noroeste e Vale do Caí registraram juntos 86% dos eventos registrados

Publicação:

Os desastres referentes aos fenômenos das geadas, segundo a Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), fazem parte do grupo de desastres naturais meteorológicos relacionados a ondas de frio. Geada é a deposição de gelo sobre as superfícies expostas ao ar livre. É formada pelo congelamento do vapor d’água existente na atmosfera, sem passar pela forma líquida, e ocorre quando a temperatura ambiental cai baixo de 0°C.

Conforme os registros de desastres reconhecidos pela Defesa Civil entre os anos de 2003 a 2021, de um total de 4.879 eventos de desastres naturais, apenas sete (0,14%) correspondem a geadas.

As geadas no Rio Grande do Sul tiveram quatro registros em 2007 e três em 2012. Com relação aos meses de registro das ocorrências, os eventos tiveram registros nos meses de janeiro, fevereiro e agosto.

Com relação aos registros de janeiro e fevereiro de 2007 (data da publicação no DOU), é possível que os eventos tenham de fato ocorrido em 2006. Conforme a publicação Atlas Brasileiro de Desastres Naturais – 1991-2012 (CEPED/UFSC, 2013), em 2006, todos os quatro registros ocorreram no mês setembro. Uma massa de ar frio atuou no início daquele mês proporcionando queda de temperatura em toda a Região Sul. Em setembro, com a diminuição de condições de bloqueio na região do Pacífico Sul, a partir do dia 20, três sistemas frontais conseguiram atuar em território nacional, favorecendo o aumento das chuvas e o declínio das temperaturas no centro-sul do Brasil.

No que diz respeito à territorialidade do evento, os COREDEs Fronteira Noroeste e Vale do Caí registraram juntos 86% dos eventos (seis dos sete registrados).Os municípios afetados foram: Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado e Tucunduva, no COREDE Fronteira Noroeste; e Montenegro, Pareci Novo e São José do Sul, no COREDE Vale do Caí. O COREDE Rio da Várzea registrou um evento, em 2007, em Liberato Salzano.

Ocorrências anuais de desastres de Geadas, no Rio Grande do Sul, no período 2003-2021*

 * Data da publicação no Diário Oficial da União. Fonte: S2id/MDR

Ocorrências mensais de Geadas, no Rio Grande do Sul, no período 2003-2021*

* Foi considerada a data da publicação no Diário Oficial da União.  Fonte: S2id/MDR

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul