Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aves e ovos

O RS é o terceiro maior produtor de aves do país e o quarto de ovos de galinha

De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), o continente americano é responsável por cerca de 21,5% da produção de aves¹ no mundo. Dados de 2021 indicam que, entre os países, o Brasil é o quarto maior produtor mundial. A China, a Indonésia e o Paquistão lideram o ranking, com 36% da produção mundial.

A carne de aves é um importante componente da pauta de exportações brasileira e gaúcha, com destaque para a carne de frango. De acordo com o Governo Federal, nos últimos anos, além da carne de frango, foram exportados ovos e material genético de peru, pato, ganso e outras aves.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves² do Brasil, superado pelos Estados do Paraná e São Paulo. De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, o RS registrou, em média, no triênio 2020-2022, a produção de 174 milhões de cabeças de aves (entre galos, frangas, frangos, pintos e galinhas). A atividade de criação de aves no Estado é altamente integrada com a indústria de carnes de aves e derivados, formando uma cadeia de produção especializada.

No Estado, no triênio 2020-2022, destacaram-se as regiões da Serra e do Vale do Taquari. Entre os municípios, Marau, Nova Bréscia, Tupandi e Westfália possuem os maiores efetivos, superando cada um a marca de quatro milhões de cabeças em média.

Na produção de ovos de galinha, o Rio Grande do Sul ocupava o quarto lugar entre os estados, respondendo por 11% da produção nacional. Os municípios gaúchos com maior produção são Farroupilha, com 25 milhões, e Salvador do Sul, com 18 milhões de dúzias de ovos em média, no período 2020-2022.

¹ Contabilizadas somente galinhas.

Participação do efetivo de aves dos países¹ (2021)

Fonte: FAO/FAOSTAT
¹ Contabilizadas somente  galinhas

Evolução anual do efetivo de aves² e produção de ovos de galinha no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/ Pesquisa Pecuária Municipal
² Galos, frangas, frangos, pintos e galinhas



Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul