Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aves e ovos

O RS é o 4º maior produtor de aves e de ovos do Brasil

De acordo com a Food and Agriculture Organization - FAO, o continente americano é responsável por cerca de 24% da produção de aves no mundo em 2018. Entre os países, o Brasil é o 4º maior produtor mundial. É superado somente pela China, Estados Unidos e Indonésia. A carne de aves é um importante componente da pauta de exportações brasileiras e gaúchas, com destaque para a carne de frango. De acordo com o Governo Federal, nos últimos anos, além da carne de frango, peru, pato, ganso e outras aves, foram exportados também ovos e material genético.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves do Brasil, superado pelos estados do Paraná e São Paulo. De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS registrou em média no triênio 2016-2018 a produção de 151 milhões de cabeças de aves (entre galos, frangas, frangos, pintos e galinhas).A atividade de criação de aves no Estado é altamente integrada com a indústria de carnes de aves e derivados, formando uma cadeia de produção especializada.

Destacam-se as regiões da Serra e Vale do Taquari que, juntas, respondem por 48% do efetivo de aves produzidas no Estado. Entre os municípios, Nova Bréscia, Nova Bassano, Tupandi, Garibaldi, Westfália e Marau, possuem os maiores efetivos, superando a marca de três milhões de cabeças em média, no triênio analisado.

Na produção de ovos de galinha o estado ocupa o quinto lugar entre os estados respondendo por 8% da produção nacional. Os municípios com maior produção são Salvador do Sul, com uma média de 34 milhões de dúzias de ovos e Farroupilha com 20 milhões de dúzias em média, também no período 2016-2018.

Evolução anual do efetivo de aves* e ovos de galinha no BR e RS–2008-2018
tab 2008 2018 aves ovos br rs

Fonte: IBGE/ Pesquisa Pecuária Municipal
*Galos, frangas, frangos, pintos e galinhas

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul