Veículos automotores, reboques e carrocerias
O segmento possui concentração importante nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre e de Caxias do Sul
No período 2013-2022, o Rio Grande do Sul apresentou grandes variações no número de empregados da indústria de Veículos automotores, reboques e carrocerias, alcançando seu menor patamar em 2016. A partir desse ano, o Rio Grande do Sul teve uma recuperação nesse segmento, alcançando 43.613 empregos em 2022.
No Brasil, São Paulo lidera no número de estabelecimentos, com 36% do total. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro, atrás do Paraná e um pouco à frente de Minas Gerais. No número de empregados, São Paulo também lidera, com 50% do total nacional. O Rio Grande do Sul, com 10%, aparece novamente em terceiro, atrás de Minas Gerais.
No Rio Grande do Sul, no número de estabelecimentos, Caxias do Sul lidera, com 22% do total, seguido por São Marcos e Porto Alegre. Caxias do Sul também lidera no número de empregados, com 50% do total estadual, seguido por Gravataí, São Marcos, Porto Alegre e Erechim.
¹ Segundo a CNAE, o segmento de Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias compreende a fabricação de veículos automotores para transporte de pessoas e mercadorias e a fabricação de cabines, carrocerias, reboques e semi-reboques para veículos automotores e também a fabricação de peças e acessórios, de material elétrico e eletrônico, de bancos e estofados para os veículos automotores e, ainda, a fabricação de contêineres.
Fonte: RAIS/MTE