Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias

A indústria de Veículos, Reboques e Carrocerias do RS tem importante participação no cenário brasileiro e nas exportações

No Brasil, em 2017, a indústria de Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias possuía 6.120 estabelecimentos e 400.137 empregados. O Rio Grande do Sul era responsável por aproximadamente 11% dos estabelecimentos e 9% dos empregados. São Paulo lidera esse segmento, com 53% dos empregados do país. 

Em 2017, o RS apresentava 674 estabelecimentos, os quais empregavam 36.443 pessoas. Caxias do Sul possui 24% dos estabelecimentos e 47% dos empregados desse segmento no Estado. Gravataí, Porto Alegre, São Marcos e Erechim aparecem na sequência no que se refere ao número de empregados. Dessa forma, embora esse segmento apresente-se extremamente concentrado no Eixo Porto Alegre- Caxias do Sul, observa-se um centro importante no norte do Estado.  

¹ Segundo o CNAE o segmento de fabricação de Veículos Automotores, reboques e Carrocerias compreende a fabricação de veículos automotores para transporte de pessoas e mercadorias e a fabricação de cabines, carrocerias, reboques e semi-reboques para veículos automotores e também a fabricação de peças e acessórios, de material elétrico e eletrônico, de bancos e estofados para os veículos automotores e, ainda, a fabricação de contêineres.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul