Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Milho

O Rio Grande do Sul é atualmente o sétimo maior produtor de milho em grão do Brasil

Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), em 2021, o continente americano foi responsável por cerca de 49% de todo o milho produzido no mundo - uma das principais commodities agrícolas negociadas nos mercados internacionais. Entre os países, o Brasil é o terceiro maior, com 7,3% do total produzido no mundo em 2021. É superado pela China, que produz 22,5%, e pelos Estados Unidos, com 31,7% do total da produção mundial.

Entre as unidades da federação, segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal, o Rio Grande do Sul é atualmente o sétimo maior produtor de milho em grão do Brasil, superado pelos Estados de Mato Grosso, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O RS produziu em média, no período 2020-2022, uma quantidade de 3,9 milhões de toneladas.

Com base na relação quantidade produzida/área plantada, no período considerado, pode-se observar um relativo ganho de produtividade no RS através do emprego de novas tecnologias e do manejo do solo, como por exemplo, o método de plantio direto. Vale lembrar que o cultivo do milho no Rio Grande do Sul é, em geral, consorciado com a cultura da soja, entre outras culturas, e que é possível obter o produto através de mais de uma safra anual. E ainda, o seu cultivo está fortemente relacionado com a cadeia de produção agroindustrial de aves e suínos.

No período 2020-2022, nove municípios apresentaram produção média superior a 50.000 toneladas/ano. Palmeira das Missões e Muitos Capões se destacam, com produção superior a 100 mil toneladas.

Participação dos principais países produtores de milho (2021)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de milho em grão no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul