Aeroportos e Dutovias
O RS conta com um conjunto de aeroportos regionais e locais e um importante aeroporto internacional
O Brasil apresenta uma malha aeroviária com 2.463 aeródromos registrados pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, sendo 1.806 privados e 657 públicos. A malha aeroviária do Estado do Rio Grande do Sul conta com um conjunto de aeródromos regionais e locais e aeroportos internacionais, dentre os quais o mais importante é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, capital do Estado. Segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Salgado Filho é o 9º aeroporto do Brasil em número de decolagens no mercado doméstico.
Os aeródromos em operação no Rio Grande do Sul atendem principalmente a movimentação de passageiros em vôos comerciais regulares, vôos particulares e militares. Há também infraestrutura para movimentação de cargas nos aeroportos de Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo. Em Pelotas, Santa Maria e Canoas há movimentação de cargas militares e científicas. As cargas que circulam pelo modal aéreo se caracterizam normalmente pelo alto valor agregado, reduzido volumes e/ou urgência na entrega. Outros aeródromos e campos de pouso servem como apoio ao sistema aeroportuário e são utilizados principalmente para vôos particulares agrícolas, de turismo e lazer e de instrução.
Desde 2017 o principal aeroporto do Estado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, está concedido à iniciativa privada por um prazo de 25 anos, prorrogável por mais cinco anos à empresa concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwid. A Fraport vem promovendo a ampliação das instalações físicas, visando o aumento substancial do transporte de passageiros e de cargas. O terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho pode receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente. Segundo a Fraport, a movimentação de passageiros em 2021 foi da ordem de aproximadamente 3 milhões, entre embarques e desembarques domésticos e internacionais e envolveu cerca de 44 mil acessos de aeronaves entre partidas e chegadas de vôos domésticos e internacionais. A movimentação no Terminal de Cargas do Aeroporto Salgado Filho girou em torno de 25.000 t/ano entre cargas domésticas e internacionais, segundo dados da Concessionária FRAPORT para o ano de 2021¹.
O abastecimento de gás natural oriundo da Bolívia é de responsabilidade da empresa TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil desde 1999. O Gasoduto Brasil-Bolívia conta com sistemas de gasodutos que atravessam os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A rede de dutovias chega ao Rio Grande do Sul pelo nordeste do Estado, sendo que o ramal principal passa por 14 municípios: São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, Taquara, Igrejinha, Parobé, Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Novo Hamburgo, Gravataí, Cachoeirinha e Canoas. Daí derivam as tubulações secundárias de distribuição que abastecem principalmente os municípios das RMPA e RMSG. A distribuição e comercialização do gás natural canalizado é feita pela SULGÁS - Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul cuja rede de distribuição abrange 1.411km em 42 municípios, atendendo cerca de 73.329 clientes dos ramos industrial, comercial, residencial e do segmento veicular através dos postos de GNV, geração de ponta, cogeração e térmica².
A distribuição de petróleo e derivados no Estado, descarregados de navios pelo sistema de monobóias da Petrobrás instaladas em mar aberto junto à costa do município de Tramandaí é feita utilizando o sistema de oleodutos que liga o Terminal Marítimo da Petrobrás - TEDUT, localizado em Osório a REFAP - Refinaria Alberto Pasqualini e ao Terminal de Niterói - TENIT em Canoas³. Os produtos processados na Refinaria na forma de diesel, gasolina, GLP, óleo combustível, querosene de aviação , solventes, asfalto e outros são comercializados e distribuídos localmente ou transportados, por via hidroviária, desde o TENIT até o Terminal do Porto de Rio Grande. Outro ponto de recebimento e distribuição de petróleo do Rio Grande do Sul está localizado no Porto de Rio Grande, onde navios petroleiros atracados no píer descarregam o petróleo por meio de um oleoduto de aproximadamente 4 Km de comprimento, conduzindo a carga para a Refinaria de Petróleo Riograndense S/A . Segundo a ANP (Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2019) todos os produtos da refinaria são comercializados através de modais rodoviário, ferroviário e marítimo.
¹ Segundo a Fraport, o movimento de passageiros em 2021 foi de 3.370.586 passageiros domésticos e internacionais entre embarques e desembarques, apresentando uma queda bastante acentuada por conta da pandemia mundial de COVID 19. Os passageiros internacionais contabilizaram apenas 21.551 em 2021, entre embarques e desembarques. Quanto ao movimento de aeronaves, em 2021, houve 44.608 partidas e chegadas de vôos domésticos e internacionais. O movimento de cargas aéreas (embarque e desembarque de cargas domésticas e internacionais e de mala postal e courier) em 2021 foi da ordem de 25.447 toneladas, registrando um aumento considerável provavelmente por conta dos desembarques de cargas de vacinas contra COVID 19.
²SULGÁS (números de maio de 2022)
³De acordo com a Petrobrás, o TENIT, Terminal Lacustre (aquaviário) de Niterói, operado pela subsidiária Transpetro, fica localizado na margem norte do Rio Gravataí, na cidade de Canoas. O píer principal tem capacidade para embarcações de até 4.000 TPB e carrega barcaças-tanque com bunker e realiza o transporte rodoviário de óleo leve de reciclo. Recebe, também, óleo combustível marítimo por caminhões-tanque. Através do oleoduto REFAP-Niterói, o terminal recebe diesel marítimo e óleo leve de reciclo.

Fonte: ANAC. Anuário do Transporte Aéreo 2020

Fonte: MME/Sec. de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural (dez/ano).