Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aeroportos

O RS conta com um conjunto de aeroportos regionais e locais e um importante aeroporto internacional

O Brasil apresenta uma malha aeroviária com cerca de 3,6 mil aeródromos registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo aproximadamente 500 públicos. A malha aeroviária do Estado do Rio Grande do Sul conta com um conjunto de aeródromos regionais e locais e aeroportos internacionais, dentre os quais o mais importante é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a ANAC, o Aeroporto Salgado Filho foi o oitavo aeroporto do Brasil com maior número de decolagens no mercado doméstico em 2022.

Participação dos 20 principais aeroportos do Brasil no total de decolagens no mercado doméstico (2022)
Participação dos 20 principais aeroportos do Brasil no total de decolagens no mercado doméstico (2022)

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Os aeródromos em operação no Rio Grande do Sul atendem principalmente a movimentação de passageiros em voos comerciais regulares, voos particulares e voos militares. Há também infraestrutura para movimentação de cargas nos aeroportos de Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo. Em Pelotas, Santa Maria e Canoas há movimentação de cargas militares e científicas. As cargas que circulam pelo modal aéreo se caracterizam normalmente pelo alto valor agregado e reduzido volume, combinados ou não com urgência na entrega. Outros aeródromos e campos de pouso servem como apoio ao sistema aeroportuário e são utilizados principalmente para voos particulares executivos, agrícolas, de turismo e lazer e de instrução.

Desde 2017, o Aeroporto Internacional Salgado Filho está concedido à empresa Fraport Brasil por um prazo de 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A concessionária vem promovendo a ampliação das instalações físicas, visando o aumento substancial da capacidade de transporte de passageiros e cargas. O terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho pode receber simultaneamente até 28 aeronaves de grande porte. Segundo a Fraport, em 2023 o aeroporto movimentou cerca de 7,4 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques domésticos e internacionais, envolvendo 72,6 mil acessos de aeronaves. Já a movimentação de cargas no mesmo ano foi de 38,7 mil toneladas.

Evolução da movimentação de passageiros e cargas no Aeroporto Salgado Filho, no mercado doméstico e internacional (2018-2023)
Evolução da movimentação de passageiros e cargas no Aeroporto Salgado Filho, no mercado doméstico e internacional (2018-2023)

Fonte: Fraport Brasil

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul