Aeroportos
O RS conta com um conjunto de aeroportos regionais e locais e um importante aeroporto internacional
O Brasil apresenta uma malha aeroviária com cerca de 3,6 mil aeródromos registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo aproximadamente 500 públicos. A malha aeroviária do Estado do Rio Grande do Sul conta com um conjunto de aeródromos regionais e locais e aeroportos internacionais, dentre os quais o mais importante é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a ANAC, o Aeroporto Salgado Filho foi o oitavo aeroporto do Brasil com maior número de decolagens no mercado doméstico em 2022.
Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Os aeródromos em operação no Rio Grande do Sul atendem principalmente a movimentação de passageiros em voos comerciais regulares, voos particulares e voos militares. Há também infraestrutura para movimentação de cargas nos aeroportos de Porto Alegre, Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo. Em Pelotas, Santa Maria e Canoas há movimentação de cargas militares e científicas. As cargas que circulam pelo modal aéreo se caracterizam normalmente pelo alto valor agregado e reduzido volume, combinados ou não com urgência na entrega. Outros aeródromos e campos de pouso servem como apoio ao sistema aeroportuário e são utilizados principalmente para voos particulares executivos, agrícolas, de turismo e lazer e de instrução.
Desde 2017, o Aeroporto Internacional Salgado Filho está concedido à empresa Fraport Brasil por um prazo de 25 anos, prorrogáveis por mais cinco. A concessionária vem promovendo a ampliação das instalações físicas, visando o aumento substancial da capacidade de transporte de passageiros e cargas. O terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho pode receber simultaneamente até 28 aeronaves de grande porte. Segundo a Fraport, em 2023 o aeroporto movimentou cerca de 7,4 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques domésticos e internacionais, envolvendo 72,6 mil acessos de aeronaves. Já a movimentação de cargas no mesmo ano foi de 38,7 mil toneladas.
Fonte: Fraport Brasil