Aeroportos e Dutovias
O RS conta com um conjunto de aeroportos regionais e locais e um importante aeroporto internacional
A malha aeroviária do Estado conta com um conjunto de aeroportos regionais e locais e três aeroportos internacionais, dentre os quais o mais importante é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, capital do Estado. Segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, em 2018, o Aeroporto Salgado filho foi o 9º aeroporto do Brasil em número de decolagens no mercado doméstico e transportou 3.797.970 passageiros.
Os aeroportos em operação no Rio Grande do Sul atendem principalmente a movimentação de passageiros em vôos comerciais regulares e vôos particulares e militares. Há também infraestrutura para movimentação de cargas nos aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santo Ângelo. Em Rio Grande e Pelotas, Santa Maria e Canoas há movimentação de cargas militares e científicas. Os campos de pouso servem como apoio ao sistema aeroportuário e são utilizados principalmente para vôos agrícolas, de turismo e lazer e de instrução.
Segundo a Concessionária Fraport, atual administradora do Aeroporto Salgado Filho, a movimentação de passageiros foi da ordem de aproximadamente 8 milhões, entre embarques e desembarques em 2019 e envolveu cerca de 77 mil acessos de aeronaves entre partidas e chegadas de vôos domésticos e internacionais¹. As cargas que circulam pelo modal aéreo se caracterizam normalmente pelo alto valor agregado, reduzido volumes e/ou urgência na entrega. A movimentação no Terminal de Cargas do Aeroporto Salgado Filho gira em torno de 25.000 t/ano entre cargas domésticas e internacionais, segundo dados da Concessionária FRAPORT para o ano de 2019². O terminal do Aeroporto Salgado Filho, concluído em setembro de 2001 pode receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente. Desde 2016 o principal aeroporto do Estado está concedido à iniciativa privada por um prazo de 25 anos, prorrogável por mais cinco anos. A empresa concessionária Fraport Brasil – Porto Alegre, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, vem promovendo a ampliação das instalações físicas, visando o aumento substancial do transporte de passageiros e de cargas nos próximos anos.
A distribuição de gás natural oriundo da Bolívia é de responsabilidade da empresa TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil desde 1999. O Gasoduto Brasil-Bolívia atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A rede de dutovias do Rio Grande do Sul serve o nordeste do Estado sendo que o ramal principal do gasoduto passa por 14 municípios: São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Jaquirana, São Francisco de Paula, Taquara, Igrejinha, Parobé, Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Novo Hamburgo, Gravataí, Cachoeirinha e Canoas. Daí derivam as tubulações secundárias de distribuição chamadas de CityGates que abastecem principalmente os municípios das RMPA e RMSG. A distribuição e comercialização do gás natural canalizado é feita pela SULGÁS - Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul cuja rede de distribuição abrange 1.055km em 40 municípios, atendendo cerca de 36.500 clientes dos ramos industrial, comercial e do segmento veicular².
A distribuição de petróleo e derivados no Estado, descarregados de navios pelo sistema de monobóias da Petrobrás instaladas em mar aberto junto à costa do município de Tramandaí é feita utilizando o sistema de oleodutos que liga o Terminal Marítimo da Petrobrás - TEDUT, localizado em Osório a REFAP - Refinaria Alberto Pasqualini e ao Terminal de Niterói - TENIT em Canoas³. Os produtos processados na Refinaria na forma de diesel, gasolina, GLP, óleo combustível, querosene de aviação , solventes, asfalto e outros são comercializados e distribuídos localmente ou transportados, por via hidroviária, desde o TENIT até o Terminal do Porto de Rio Grande. Outro ponto de recebimento e distribuição de petróleo do Rio Grande do Sul está localizado no Porto de Rio Grande, onde navios petroleiros atracados no píer descarregam o petróleo por meio de um oleoduto de aproximadamente 4 Km de comprimento, conduzindo a carga para a Refinaria de Petróleo Riograndense S/A . Segundo a ANP (Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2019) todos os produtos da refinaria são comercializados através de modais rodoviário, ferroviário e marítimo.
¹ Segundo a Concessionária Fraport, o movimento de passageiros domésticos em 2019 foi de 7.785.569 passageiros (3.874.913 desembarques e 3.910.056 embarques). Já o movimento de passageiros internacionais em 2019 foi de 508.444 passageiros (251.836 desembarques e 256.608 embarques). Quanto ao movimento de aeronaves, em 2019, houve 72.603 partidas e chegadas de vôos domésticos e 5.104 partidas e chegadas de vôos internacionais (médias mensais de 6.050 e 425, respectivamente). Segundo a Concessionária Fraport, o movimento de cargas aéreas domésticas em 2019 foi da ordem de 18.387 t, desconsiderando as cargas de mala postal e courier. E o movimento de cargas aéreas internacionais atingiram 6.039 t .
²SULGÁS (números de abril de 2017)
³De acordo com a Petrobrás, o TENIT, Terminal Lacustre (aquaviário) de Niterói, operado pela subsidiária Transpetro, fica localizado na margem norte do Rio Gravataí, na cidade de Canoas. O píer principal tem capacidade para embarcações de até 4.000 TPB e carrega barcaças-tanque com bunker e realiza o transporte rodoviário de óleo leve de reciclo. Recebe, também, óleo combustível marítimo por caminhões-tanque. Através do oleoduto REFAP-Niterói, o terminal recebe diesel marítimo e óleo leve de reciclo.

Fonte: ANAC. Anuário do Transporte Aéreo 2018

Fonte: ANAC. Anuário do Transporte Aéreo 2018

Fonte: MME/ Sec. de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural.