Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipamentos culturais

O RS conta com inúmeros equipamentos culturais que permitem o acesso do público as mais diversas manifestações culturais

A cultura de um determinado povo ou região é formada por um complexo conjunto de valores, crenças, símbolos, hábitos e formas de expressão e de comunicação material e imaterial.  Estas formas de expressão definem uma identidade para a sociedade e estão representadas na literatura, na música, na dança, na gastronomia, no patrimônio histórico-arquitetônico, no artesanato etc. É um amalgama que se traduz num sentimento de pertencimento a um determinado grupo social e também a um território e que passa de geração a geração, perpetuando-se no tempo.

O Rio Grande do Sul conta com a influência de um grande leque de culturas, originado no processo de ocupação do seu território e colonização, onde os equipamentos culturais são importantes elementos para a sua preservação e disseminação. Estes espaços exercem função fundamental para a valorização das manifestações culturais e o seu compartilhamento com o público. Os museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, cinematecas, pinacotecas e galerias de arte, anfiteatros, salas de música, centros de tradições, pavilhões de feiras etc., servem para estes fins. Existem inúmeros equipamentos culturais que permitem o acesso do público as mais diversas manifestações culturais no RS. Entre estes equipamentos estão os museus e as bibliotecas públicas.

O Brasil conta atualmente com 3.495 museus¹ e o Rio Grande do Sul, em suas sete regiões museológicas, com 453 museus abertos. Os museus integram o Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visam sistematizar e implementar as políticas de integração e incentivos aos museus, além de ter diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

Em relação às bibliotecas públicas, segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas², para o ano de 2020, o Brasil possuía 5.294 e o Rio Grande do Sul, 535 bibliotecas³.  As bibliotecas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/RS), vinculado ao Sistema Nacional.

¹Ministério do Turismo/Instituto Brasileiro de Museus/Plataforma Museusbr em maio de 2022 (http://museus.cultura.gov.br)

²Secretaria Especial da Cultura/Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas em maio de 2021 (http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/).

³Não estão relacionadas bibliotecas comunitárias e pontos de leitura mantidos por entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e pessoas físicas. Assim como a Biblioteca Nacional e bibliotecas especializadas ou universitárias, vinculadas ao governo federal.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul