Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Melancia e Melão

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de melancia e o sexto de melão

A melancia é considerada uma das hortaliças mais importantes do mundo e o seu cultivo se dá em quase todas as regiões tropicais, subtropicais e temperadas do globo. Segundo a Food and Agriculture Organization – FAO, a China é atualmente o maior produtor mundial, seguida pelo Irã, Turquía, Índia e Brasil.

No Brasil a atividade é exercida tanto nas grandes empresas agrícolas como na pela pequena propriedade familiar, mas são os produtores familiares que representam a maioria.  

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional, seguido de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte e Bahia com produções superiores a 200 mil toneladas. A média gaúcha para o triênio 2016-2018 foi de 304.643 toneladas/ano, que representa 14% da produção nacional.Os municípios maiores produtores para o mesmo período são: Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e São Jerônimo, todos com produção média acima de 20 mil toneladas/ano para o mesmo triênio.

Em relação ao cultivo do melão o Brasil não possui uma produção expressiva no mundo, somente 2%. No país os estados do Nordeste são os mais produtivos, sendo que o Rio Grande do Norte é responsável por 60% da produção nacional. O Rio Grande do Sul é o quinto produtor do país com uma quantidade média anual de 17.768 toneladas no triênio 2016-2018, representando apenas 3,1%.

No Estado os municípios que apresentam as maiores médias no período 2016-2018, foram: Bom Princípio, Guaíba e São Jerônimo com valores de produção superiores a mil toneladas. Estes municípios juntos respondem por 30% da produção total do Rio Grande do Sul.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de melancia no BR e RS – 2016-2018
tab 2008 2018 melancia br rs
Fonte: IBGE - Produção Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de melão no BR e RS–2016-2018
tab 2008 2018 melao br rs
Fonte: IBGE - Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul