Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Melancia e melão

O Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor nacional de melancia e o sexto de melão

A melancia é considerada uma das hortaliças mais importantes do mundo. O seu cultivo se dá em quase todas as regiões tropicais, subtropicais e temperadas do globo. Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), em 2021, a China era o maior produtor, com 59,9% da produção mundial. O Brasil ocupava a quarta posição, sendo superado também pela Turquia e pela Índia.

No Brasil, a atividade é exercida tanto nas grandes empresas agrícolas quanto pela pequena propriedade familiar, mas são os produtores familiares que representam a maioria. O Estado do Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor nacional, com uma média de 222.325 toneladas/ano para o triênio 2020-2022. Esse valor representa 10,7% da produção nacional. Em primeiro, está o Rio Grande do Norte, com 14,4% da produção nacional.

No Estado, os maiores produtores para o mesmo período são os municípios de Encruzilhada do Sul e Triunfo, com produção média acima de 20 mil toneladas/ano para o mesmo triênio.

Em relação ao cultivo do melão, o Brasil não possui uma produção expressiva no mundo, com somente 2%. Os estados do Nordeste são os maiores produtores, sendo que o Rio Grande do Norte é responsável por 59% da produção nacional. O Rio Grande do Sul é o sexto produtor do país, com uma quantidade média anual de 14.651 toneladas/ano no triênio 2020-2022, representando apenas 2,3% da produção nacional.

No Estado, os municípios que apresentaram as maiores médias, no período 2020-2022, foram: Bom Princípio, São Jerônimo, Porto Alegre e Guaíba, todos com valores de produção superiores a 800 toneladas/ano. Esses municípios juntos respondem por 31% da produção total do Rio Grande do Sul.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de melancia no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE - Produção Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de melão no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE - Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul