Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ensino Médio - matrículas e estabelecimentos

No Ensino Médio, 73% dos estabelecimentos são de responsabilidade do governo estadual

O Ensino Médio conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação corresponde à etapa final da educação básica. Tem a duração mínima de três anos e possui como principais finalidades a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos; a preparação para o trabalho; o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos conhecimentos e o aprimoramento do educando enquanto cidadão.

No Rio Grande do Sul e no Brasil, após uma diminuição contínua no número de matrículas no Ensino Médio, houve aumentos em 2020 e 2021. No Rio Grande do Sul, as matrículas passaram de 335.437, em 2019, para 346.363, em 2021, um aumento de 3,3%.

No acumulado entre 2011 e 2021, observa-se uma diminuição de -14,47% no número de matrículas, no Ensino Médio, no Estado. Observa-se um eixo, entre os COREDEs Fronteira Noroeste e Campanha, com diminuições substanciais. Essa diminuição está de acordo com o processo de envelhecimento populacional pelo qual a região de fronteira do Estado vem passando de forma acentuada.

Observando a distribuição dos estabelecimentos entre as esferas pública e privada, constata-se que a rede pública no estado continua sendo a maior responsável pela oferta. Em 2021, 73,4% dos estabelecimentos eram da rede pública estadual.

Evolução das matrículas do RS no Ensino Médio - 2011-2021

Fonte: MEC/INEP

Estabelecimentos de Ensino Médio no RS, por dependência - 2021
Fonte: MEC/INEP

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul