Abastecimento de Água
Os índices de atendimento total e urbano de água no RS em 2020 foram superiores aos índices do Brasil
Segundo a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, saneamento ambiental compreende o conjunto de ações, obras e serviços considerados prioritários em programas de saúde pública. Abrange o abastecimento de água, o cuidado com a destinação de resíduos sólidos e do esgotamento sanitário, as melhorias sanitárias domiciliares, a drenagem urbana, o controle de vetores e focos de doenças transmissíveis. Os temas abastecimento de água, esgoto domiciliar e coleta de lixo são importantes indicadores de condições ambientais e de qualidade de vida da população de uma região. A falta destes serviços constitui um dos mais sérios problemas socioambientais a serem erradicados no Brasil. A universalização dos serviços deve ser meta dos governos e o foco das ações deve estar principalmente no atendimento das necessidades das populações das periferias dos centros urbanos e das áreas rurais.
De acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento¹, o atendimento dos serviços de água refere-se ao acesso por meio de rede geral de distribuição de água, excluindo as formas de acesso ao abastecimento de água que utilizam soluções individuais ou alternativas². Estas soluções têm ocorrência mais comum no meio rural.
O Índice de atendimento total de água (IN055) informa a parcela da população total, seja urbana ou rural, efetivamente atendida por rede de abastecimento de água em relação à população total residente. Em 2020, de acordo com o SNIS, o Brasil apresentou um índice de atendimento total de água de 84,1% enquanto o Rio Grande do Sul atingiu 86,7%. Já o Índice de atendimento urbano de água (IN023) informa a parcela da população urbana efetivamente atendida por rede de abastecimento de água em relação à população urbana residente. O Brasil atingiu 93,4%, enquanto o Rio Grande do Sul atingiu 97,8% em 2020.
Os índices de atendimento total e urbano de água no RS em 2020 foram superiores aos índices do Brasil, no entanto, os dados municipais mostram que há muito ainda por fazer no sentido de atingir a universalização do atendimento no Estado.
¹ As informações do SNIS são fornecidas pelos prestadores dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, compostos por companhias estaduais, empresas e autarquias municipais, empresas privadas e, em muitos casos, pelas próprias prefeituras, por meio de suas secretarias ou departamentos. In: MDR/SNS. Diagnóstico Temático Serviços de Água e Esgoto: Visão Geral - ano de referência 2020.
² Caracterizam-se como soluções individuais ou alternativas as formas de provimento do abastecimento de água por poços, nascentes, cisternas, chafariz, caminhões pipa, dentre outros.