Características Gerais
O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil
O Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil. É formado por 497 municípios e sua área total é de 281.707,15 km², incluindo as áreas das Lagunas dos Patos e Mirim. Com uma população de 11.422.973 habitantes¹, aproximadamente 5,4% da população brasileira, é o sexto estado mais populoso do Brasil.
Possui uma grande diversidade cultural e de paisagens. Em sua formação étnica, destaca-se a presença de descendentes de povos indígenas, negros e europeus. O relevo apresenta altitudes que atingem até 1.398 m. O clima é Temperado do tipo Subtropical, caracterizando-se pelas baixas temperaturas no inverno e a vegetação é diversificada, com importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica, parte do Bioma de mesmo nome, além de campos nativos que caracterizam o Bioma Pampa e as terras altas do Planalto Meridional.
Apresenta um quadro diferenciado quanto aos indicadores sociais no comparativo com os demais estados da federação, destacando-se pelos baixos índices de mortalidade infantil, próximo de 10 óbitos por mil nascidos vivos; esperança de vida ao nascer superior a 77 anos e taxa de alfabetização superior a 96%². Estes indicadores colocam o Rio Grande do Sul entre os estados de melhor qualidade de vida no país.
A sua produção econômica também se destaca, com 6,5% do Produto Interno Bruto nacional³ em 2018, colocando o Estado em 4º lugar entre os estados da Federação. O PIB per capita situa-se próximo a 37 mil reais/ano.
1IBGE/Estimativas da População 2020
²IBGE
³IBGE/Contas Regionais