Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Características Gerais

O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil

O Rio Grande do Sul está localizado no extremo meridional do Brasil, apresentando uma população de 11.329.605 habitantes¹, aproximadamente 5,4% do total da população brasileira, e uma área de 281.707,15 km² (incluindo as áreas das Lagunas dos Patos e Mirim)

Apresenta um quadro diferenciado quanto aos indicadores sociais, no comparativo com os demais estados da federação, destacando-se pelos baixos índices de mortalidade infantil - próximo de 10 óbitos por mil habitantes; uma das maiores expectativas de vida - superior a 78 anos e taxa de alfabetização superior a 95%.  Estes dados colocam o Estado em um patamar privilegiado em termos de qualidade de vida no país.

A sua produção econômica também se destaca, com 6,3% do Produto Interno Bruto nacional em 2017², colocando o Estado em 4º lugar entre os estados da Federação. O PIB per capita situa-se próximo a 37 mil reais/ano.

Possui uma grande diversidade cultural e de paisagens. Em sua formação étnica destaca-se a presença de descendentes de povos indígenas, negros e europeus. O relevo apresenta altitudes que variam até 1.398 m. O clima subtropical caracteriza-se pelas baixas temperaturas e a vegetação é diversificada com importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica e a existência de campos que caracterizam a Campanha Gaúcha e as terras altas do Planalto Meridional.

¹IBGE/Projeções da População 2018
²IBGE/Contas Regionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul