Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Modais de Transporte

O RS conta com uma rede multimodal de transportes relativamente bem estruturada

O Rio Grande do Sul conta com uma rede multimodal de transportes relativamente bem estruturada e capilarizada. Entretanto, possui uma matriz excessivamente centrada no transporte rodoviário. Considerando a matriz modal do Rio Grande do Sul, as rodovias eram responsáveis, em 2005 por 85% do total transportado e, em 2014, por 88%, quantidade bem superior a brasileira que, em 2005 era de 68% e em 2011, reduziu para 52%¹. Dados mais recentes² indicam que, em 2017 o modal rodoviário do Rio Grande do Sul continuava respondendo por aproximadamente 88% do total transportado, enquanto no Brasil a participação deste modal atingia novamente o patamar de 65%.

No Rio Grande do Sul há rotas hidroviárias interiores e portos importantes como o de Porto Alegre e de Rio Grande e rede ferroviária extensa, com potencial para ser explorado. Há também uma rede de aeroportos regionais e um aeroporto Internacional e, ainda, uma rede dutoviária que serve principalmente o nordeste do Estado.  No entanto, a movimentação de cargas e de passageiros é realizada predominantemente por rodovias que interligam as várias regiões do Estado aos outros estados brasileiros e aos países do MERCOSUL. Devido à sua localização geográfica, passam pelo Estado boa parte dos produtos comercializados entre o Brasil e o bloco de países do MERCOSUL, principalmente a Argentina. Com isso, rodovias como a BR-116, BR-101, BR-386 e BR-290, entre outras, apresentam volumes de tráfego cada vez mais pesado, principalmente em momentos de escoamento de safra agrícola.

A tradição exportadora de grande parte da agricultura e indústria gaúchas também contribui para definir a conformação das redes modais que ligam as várias regiões produtoras do Estado à capital e ao Porto de Rio Grande. Estruturas importantes como os pontos alfandegados e portos secos alfandegados, localizados em pontos estratégicos do Estado, dão suporte à movimentação de cargas pelos diferentes modais, fornecendo desembaraço aduaneiro e fiscalização.

¹Dados do Estudo Rumos 2015; do Plano Estadual de Logística e Transportes 2014 (PELT-RS) e do Plano Nacional de Logística e Transportes 2012 (MT/PNLT - Relatório Final, Brasília, setembro/2012. 243p.)
²PELT RS. (In: http://www.transportes.rs.gov.br/pelt-rs (Apresentação Final - PELT-RS))

Matriz Modal do Brasil - 2011
Matriz Modal do Brasil - 2011

Fonte: MT/Plano Nacional de logística de Transporte - PNLT, 2011 (Relatório Final)
Notas: Não inclui modalidade aérea

Matriz Modal do RS - 2014
Matriz Modal do RS - 2014

Fonte: ST RS/Plano Estadual de Logística de Transporte - PELT RS, 2014
Notas: Não inclui modalidade aérea

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul