Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores

A indústria de Outros Equipamentos de Transporte, exceto veículos automotores encontra-se concentrada em apenas 40 municípios

No Brasil, em 2020, a indústria de Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte exceto Veículos Automotores¹ possuía 1.193 estabelecimentos e 67.599 empregados. O Rio Grande do Sul detinha 7% dos estabelecimentos e apenas 4% dos empregados.  

Em 2020, o RS apresentava 86 estabelecimentos desse segmento, os quais empregavam 2.997 pessoas. O município de Caxias do Sul é responsável por 10% desses estabelecimentos no Estado.

No entanto, o maior número de empregados está no município de São José do Norte, responsável por 59% dos empregos do segmento no Estado, impulsionados, na década passada, pelos investimentos no Polo Naval, com a construção de embarcações e de plataformas para exploração de petróleo. Esse segmento se encontra em crise atualmente. Também se destaca o município de Barão, com 9% dos empregados do segmento no estado, principalmente, na fabricação de cadeira de rodas.   

¹ Segundo o CNAE o segmento de fabricação de Outros Equipamentos de Transporte exceto Veículos Automotores compreende a construção de embarcações e estruturas flutuantes, de veículos ferroviários, de aeronaves, de motocicletas, bicicletas e outros equipamentos de transporte e também a fabricação de veículos militares de combate, de cadeiras de rodas e veículos semelhantes para deficientes físicos, e de peças para os mesmos.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul