Outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores
Rio Grande e Barão juntos detêm 33% dos empregos desse segmento no RS
No Rio Grande do Sul, a indústria de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, teve o seu auge em 2016, com 10.097 empregados, alavancada pelos investimentos no Polo Naval de Rio Grande e em São José do Norte. A partir de 2016, esse segmento teve uma desestruturação, atingindo apenas 1.483 empregados em 2018. O segmento passou por uma recuperação em 2022, alcançando 4.453 empregados. Mas termina a série histórica, em 2025, com 2.093 empregados
Em escala nacional, São Paulo lidera no número de estabelecimentos em 2025, com 28%. O Rio Grande do Sul aparece em sexto. Por sua vez, no número de empregados, São Paulo também lidera, com 33%, seguido por Amazonas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Rio Grande do Sul é o nono colocado, com 2%.
No território do Estado, Caxias do Sul se destacava, em 2025, com 10 estabelecimentos do segmento. No número de empregos, Rio Grande liderava com 17% do total estadual. Caxias do Sul, em quinto, detinha apenas 7%.
¹ Segundo a CNAE, o segmento de Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, compreende a construção de embarcações e estruturas flutuantes, de veículos ferroviários, de aeronaves, de motocicletas, bicicletas e outros equipamentos de transporte e também a fabricação de veículos militares de combate, de cadeiras de rodas e veículos semelhantes para deficientes físicos, e de peças para os mesmos.
Fonte: RAIS/MTE