Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outros Equipamentos de Transporte, exceto Veículos Automotores

A indústria de Outros Equipamentos de Transporte, exceto veículos automotores, encontra-se concentrada em apenas 44 municípios

No Brasil, em 2018, a indústria de Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte exceto Veículos Automotores¹ possuía 1.145 estabelecimentos e 65.609 empregados. O Rio Grande do Sul detinha 8% dos estabelecimentos e apenas 2% dos empregados.  

Em 2018, o RS apresentava 97 estabelecimentos desse segmento, os quais empregavam 1.483 pessoas. O municípios de Caxias do Sul é responsável por 10% desses estabelecimentos no Estado.

No entanto, o maior número de empregados está nos municípios de Rio Grande e São José do Norte, responsáveis por 31% dos empregos do segmento no Estado, impulsionados, na década passada, pelos investimentos no Polo Naval, com a construção de embarcações e de plataformas para exploração de petróleo. Esse segmento se encontra em crise, com redução de 96% dos empregos formais em Rio Grande e 92% em São José do Norte entre os anos de 2015 e 2018.  

¹ Segundo o CNAE o segmento de fabricação de Outros Equipamentos de Transporte exceto Veículos Automotores compreende a construção de embarcações e estruturas flutuantes, de veículos ferroviários, de aeronaves, de motocicletas, bicicletas e outros equipamentos de transporte e também a fabricação de veículos militares de combate, de cadeiras de rodas e veículos semelhantes para deficientes físicos, e de peças para os mesmos.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul