Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores

São José do Norte possui quase 70% dos empregos desse segmento no RS

No Rio Grande do Sul, a indústria de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, teve o seu auge em 2015, com 10.097 empregados, alavancada pelos investimentos no Polo Naval de Rio Grande e em São José do Norte. A partir de 2016, esse segmento teve uma desestruturação, atingindo apenas 1.483 empregados em 2018. O segmento passou por uma recuperação em 2022, alcançando 4.453 empregados.

Em escala nacional, São Paulo lidera no número de estabelecimentos, com 32%. O Rio Grande do Sul aparece em quinto. Por sua vez, no número de empregados, São Paulo também lidera, com 34%, seguido por Amazonas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O Rio Grande do Sul é o quinto colocado, com 6%.

No território do Estado, Caxias do Sul se destacava, em 2022, com 10 estabelecimentos do segmento. No número de empregos, São José do Norte liderava com 70% do total estadual. Rio Grande detinha apenas 3%.


¹ Segundo a CNAE, o segmento de Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, compreende a construção de embarcações e estruturas flutuantes, de veículos ferroviários, de aeronaves, de motocicletas, bicicletas e outros equipamentos de transporte e também a fabricação de veículos militares de combate, de cadeiras de rodas e veículos semelhantes para deficientes físicos, e de peças para os mesmos.

Estabelecimentos e empregados na fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores, no RS (2013-2022)
grafico estab emp outros equip transrportes 2012 2023


Fonte: RAIS/MTE

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul