Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Celulose, papel e produtos de papel

A indústria de Celulose e Papel apresenta elevada concentração espacial no RS e é item importante da pauta de exportações

No Brasil, em 2020, a indústria de Celulose, Papel e Produtos de Papel¹ apresentava 4.176 estabelecimentos e 175.677 empregados. O Rio Grande do Sul era responsável por aproximadamente 9% dos estabelecimentos e 6% dos empregados do segmento. São Paulo lidera no número de empregados, com Paraná e Santa Catarina aparecendo na sequência.

A indústria de Celulose, Papel e Produtos de Papel apresenta elevada concentração no Rio Grande do Sul, com estabelecimentos em apenas 103 dos 497 municípios gaúchos. Em 2020, existiam 396 estabelecimentos, os quais empregavam 10.392 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre concentram 25% dos estabelecimentos deste segmento, enquanto Guaíba, que possui apenas 5 estabelecimentos, concentra 13% dos empregos. 

¹ Segundo o CNAE, o segmento compreende a fabricação de polpa, papel, papel-cartão e papelão e de produtos fabricados com papel, papel-cartão ou papelão ondulado, mesmo impressos, desde que a impressão de informação não seja a finalidade principal do produto. Também inclui a fabricação de polpa moldada (produtos obtidos a partir de pastas químicas ou mecânicas e/ou aparas, na forma desejada e para uso específico).

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul