Celulose, papel e produtos de papel
A indústria de Celulose e Papel apresenta elevada concentração espacial no RS e é item importante da pauta de exportações
Em relação à indústria de celulose, papel e produtos de papel¹ Rio Grande do Sul, há um decréscimo no número de estabelecimentos comparando-se o início e o fim da série histórica, com pouca alteração durante o período. Já o número de empregos apresenta certa estabilidade, empreendendo aumento desde o ano de 2018, chegando ao seu maior valor no final da série histórica (2022), próximo dos 12.000 postos de trabalho.
No Brasil, em 2022, destacava-se o Estado de São Paulo com 35% do total nacional dos estabelecimentos. Em seguida, aparecem Paraná, com 10%, Santa Catarina na terceira posição, e Minas Gerais na quarta, ambos com aproximadamente 9%. O Rio Grande do Sul aparecia em quinto lugar, com 8% dos estabelecimentos. O ordenamento para o número de empregos - até a quinta posição – é o mesmo: São Paulo liderava no número de empregados desse segmento, com quase 38% do total. Paraná, em segundo lugar, com 13%; Santa Catarina, em terceiro, com 11%; Minas Gerais, na quarta posição, com aproximadamente 7%. O Rio Grande do Sul aparecendo em quinto conta com 6% dos empregos desse segmento.
No Rio Grande do Sul, o município com maior número de estabelecimentos no segmento era Caxias do Sul, representado por aproximadamente 10% do total. Porto Alegre, em segundo lugar, ficava com 6%, e Novo Hamburgo, na terceira posição, com 6%. Campo Bom aparece em quarto, com 4%; e Canoas com 3% possuía 3% dos estabelecimentos do Estado. Quanto aos empregos, o município com maior número era Guaíba, com 16%. Em segundo lugar estava Campo Bom, com 10%; Caxias do Sul vinha logo após, com 7%. A quarta posição era de Farroupilha, com 6%, e em quinto lugar estava Canoas, com 4%.
¹ Segundo o CNAE, o segmento compreende a fabricação de polpa, papel, papel-cartão e papelão e de produtos fabricados com papel, papel-cartão ou papelão ondulado, mesmo impressos, desde que a impressão de informação não seja a finalidade principal do produto. Também inclui a fabricação de polpa moldada (produtos obtidos a partir de pastas químicas ou mecânicas e/ou aparas, na forma desejada e para uso específico).
Fonte: RAIS/MTE