Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

População por sexo

No Brasil e no RS ocorre a predominância da população feminina sobre a masculina em termos absolutos

A razão de sexo¹ é o indicador que avalia a proporção de homens e mulheres em uma população. É um indicador que é influenciado por taxas de migração e de mortalidade diferenciadas por sexo e idade. No Brasil, tem apresentado uma tendência de queda ao longo do tempo. 

No início do século passado havia no Brasil 104,0 homens para cada 100 mulheres e no estado este valor era de 103,4. Conforme Censo Demográfico de 2022, essa relação ficou em 94,24 no Brasil, e 93,39 no RS. Os dados demonstram a predominância feminina em termos absolutos tanto na população brasileira como na população gaúcha. Essa predominância se acentua na maioria das regiões e nas faixas etárias mais avançadas.

¹A razão de sexo é calculada pela relação do nº de homens/nº de mulheres X 100. Expressa a relação quantitativa entre os sexos, isto é, o número de homens para cada grupo de 100 mulheres. Uma razão 100 indica igual número de homens e mulheres. Acima de 100, predominância de homens, e abaixo, predominância de mulheres.

Evolução da razão de sexo no Brasil e RS - 1900-2022

Fonte: IBGE/Censos Demográficos

População residente no RS por sexo e faixas de idade - 2022

Fonte: IBGE/Censos Demográficos

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul