Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mosaico de imagens

Imagens de satélite podem ser usadas para identificação de feições naturais e monitoramento do uso e ocupação do solo

A utilização de imagens de satélite é importante instrumento para a identificação de feições naturais e monitoramento de uso e ocupação do solo. Este recurso permite a definição de zoneamentos que podem auxiliar no planejamento de ações voltadas para a preservação e recuperação ambiental. A tomada de imagens da Terra a partir de satélites tem possibilitado a obtenção de produtos de ampla aplicação para estudos nas áreas agrícola, urbana, climática, ambiental, entre outras, e, também, o monitoramento de inúmeros fenômenos ao longo do tempo.

O CEPSRM - Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia elaborou um Mosaico de Imagens do Rio Grande do Sul em escala 1:1.000.000, onde foram utilizadas 22 imagens LANDSAT TM 5 e 7 de 185km² em todas as bandas espectrais, que proporcionaram a cobertura total do território do Estado com resolução final de 240X240m. A utilização de imagens de mesmo período do ano (verão 1999/2000) possibilitou uma melhor definição da cobertura vegetal, pois expressou os dados em condições aproximadas de umidade do solo, estágio de desenvolvimento da vegetação e de condições atmosféricas. 

O Mosaico de Imagens apresenta uma composição falsa cor, utilizando 3 bandas espectrais (3,4 e 5) onde as tonalidades mais próximas do verde representam a vegetação arbórea relacionada à presença de matas remanescentes ou de florestamento (pinus, eucalipto e acácia); as tonalidades mais próximas do amarelo/verde claro representam as áreas de cultivo intensivo de inverno e de verão (soja, milho e trigo, principalmente) ou de cobertura de campos de altitude; as tonalidades mais próximas do laranja correspondem à cobertura vegetal predominantemente de campos limpos ou subarbustivos com ou sem áreas agrícolas intercaladas, onde se destacam especialmente as áreas de cultivo de arroz.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul