Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Trigo

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de trigo no Brasil

O trigo é uma das mais importantes commodities negociadas nos mercados internacionais. Conforme dados da Food and Agriculture Organization (FAO), em 2021, a Ásia e a Europa foram os maiores produtores de trigo, com, respectivamente, 44,2% e 34,9% da produção mundial. Entre os países, China, Índia e Rússia são os maiores produtores, com valores acima de 70 milhões de toneladas. O Brasil produziu quase 8 milhões de toneladas do produto, sendo o 20º no mundo.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor no Brasil, com uma média de 3,6 milhões de toneladas/ano no período 2020-2022. O Paraná apareceu na sequência, com média de 3,3 milhões de toneladas/ano.

A produção de trigo no Estado, cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, se caracteriza pela consorciação com a produção de soja e de milho, cultivadas no verão. Por isso, as quantidades produzidas anualmente sofrem variações consideráveis e as regiões maiores produtoras no Rio Grande do Sul são praticamente as mesmas e se localizam principalmente na porção norte e noroeste do Estado. Os municípios de Palmeira das Missões, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Giruá, Joia e Santa Bárbara do Sul se destacaram no período 2020-2022, com produção média superior a 60 mil toneladas/ano.

Participação dos principais continentes produtores de trigo (2021)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de trigo em grão no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul