Trigo
O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de trigo em grão no Brasil
O trigo é uma das mais importantes commodities negociada nos mercados internacionais. Conforme dados da Food and Agriculture Organization – FAO, em 2020 a Ásia e a Europa foram os maiores produtores de trigo, com 45,7% e 33,5%, respectivamente da produção mundial. Entre os países, China, Índia e Rússia são os maiores produtores com valores acima de 80 milhões de toneladas. O Brasil produziu pouco mais de 6 milhões de toneladas do produto, sendo o 21º no mundo.
O Rio Grande do Sul foi o segundo maior produtor com uma média de 2 milhões de toneladas/ano no período 2018-2020. O Paraná foi o primeiro produtor com média de 2,8 milhões de toneladas/ano. A produção de trigo no Estado, cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, se caracteriza pela consorciação com a produção de soja e de milho, cultivadas no verão. Por isso, as quantidades produzidas anualmente sofrem variações consideráveis e as regiões maiores produtoras no Rio Grande do Sul são praticamente as mesmas e localizam-se principalmente na porção norte e noroeste do Estado.
Os municípios de Palmeira das Missões, Muito Capões, São Luiz Gonzaga e Giruá, se destacaram, no período 2018-2020, com produção média superior a 50 mil toneladas/ano. Estes quatro municípios, respondem por aproximadamente 16,5% do total da quantidade produzida de trigo no Estado.

Fonte: FAO/FAOSTAT

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal