Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Trigo

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de trigo em grão no Brasil

Ásia e Europa são os maiores produtores de trigo com 44,7% e 33,0%, da produção mundial, respectivamente. O trigo é uma das mais importantes commodities negociada nos mercados internacionais. Entre os países, China, Índia, Rússia e EUA são os maiores produtores com valor acima de 50 milhões de toneladas.Em 2018, o Brasil produziu pouco mais de 5 milhões de toneladas do produto, sendo o 23º no mundo em produção.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor nacional com uma produção média de 1,8 milhões de toneladas/ano no período 2016-2018. O Paraná é o primeiro produtor com média de 2,8 milhões de toneladas/ano.A produção de trigo no Estado, cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, se caracteriza pela consorciação com a produção de soja e de milho, cultivadas no verão. Por isso, as quantidades produzidas anualmente sofrem variações consideráveis e as regiões maiores produtoras no Rio Grande do Sul são praticamente as mesmas e localizam-se principalmente na porção norte e noroeste do Estado.

Os municípios de Muito Capões, Palmeira das Missões, Giruá, São Miguel das Missões e São Luiz Gonzaga se destacaram, no período 2016-2018, com produção média superior a 40.000 toneladas/ano. Estes municípios, respondem por aproximadamente 14,5% do total da quantidade produzida de soja do Estado.

Principais produtores de trigo em grão no mundo - 2018
graf pizza 2018 trigo fao mundo

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de trigo em grão BR e RS–2008-2018
tab 2008 2018 trigo br rs

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul