Alfabetização
O Rio Grande do Sul está entre os quatro estados com as maiores taxas de alfabetização do país
Para a consecução de suas pesquisas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística considera como alfabetizada a pessoa que sabe ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece. Sendo assim, a partir do Censo Demográfico de 2022 observou-se que o Rio Grande do Sul está entre os quatro estados com as maiores taxas de alfabetização do país, tendo atingido uma taxa de alfabetização da população acima de 15 anos de idade de 96,89%, bastante superior à média nacional, que atingiu apenas 93%. A região Sul como um todo também acompanha esse elevado índice de alfabetização, sendo a região do Brasil com a maior taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais, apresentando uma taxa de 96,55%, seguido da região Sudeste, com uma taxa de 96,08%.
O nível de instrução da população gaúcha tem uma posição privilegiada comparativamente com os demais estados brasileiros, mas internamente constatam-se diferenças regionais significativas. Enquanto o município de Westfália, no COREDE Vale do Taquari, por exemplo, apresentou em 2022 uma taxa de alfabetização de 98,95%, o município de Lagoão, no COREDE do Alto da Serra do Botucaraí, apresentou uma taxa de alfabetização de 83,64%.
Outro dado relevante é o número médio de anos de estudo das pessoas de 15 anos ou mais¹, em que o Rio Grande do Sul divide com o Amazonas e o estado de Goiás a oitava posição no ranking, com uma média de 10,3 anos de estudo, superior à média nacional, de 10,1 anos de estudo. Contudo, ainda segue distante da liderança do ranking protagonizada pelo Distrito Federal, com uma média de 12 anos de estudo; na tabela abaixo, apresenta-se o ranking detalhado.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual - 2º trimestre, 2023.
Na tabela abaixo, tem-se a evolução do número de pessoas alfabetizadas no Brasil e no Rio Grande do Sul nos últimos Censos Demográficos, em que se observa um crescimento de 13,07% na porcentagem de pessoas de 15 anos ou mais alfabetizadas no Brasil entre os anos de 1991 e 2022; no Rio Grande do Sul, o acréscimo na taxa de alfabetização foi de 7,01%.
Fonte: IBGE. Censos Demográficos.
¹IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual.