Rede de Influência das Cidades - Ligações Internacionais

O Rio Grande do Sul detém 23,7% das ligações internacionais em cidades de fronteira no Brasil

Publicação:

O estudo do IBGE - Rede de Influência das Cidades – REGIC 2018, apresenta uma investigação das ligações internacionais dos municípios de fronteira do Brasil. Assim como feito para a investigação da rede urbana do Território Nacional, aplicou-se um questionário para aqueles municípios classificados como faixa de fronteira¹. Neste questionário perguntou-se de quais cidades dos países vizinhos são oriundas as pessoas que vêm adquirir bens e serviços no Brasil.

Os resultados obtidos puderam demonstrar como as cidades brasileiras se articulam internacionalmente. Foram contabilizadas no Brasil mais de 563 ligações com 393 cidades de outros países envolvidas. Os temas pesquisados para avaliar a atratividade internacional foram: compras de calçados e vestuários; compras de móveis e eletroeletrônicos; serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade; ensino superior; atividades culturais; atividades esportivas e uso de aeroportos.²

No Rio Grande do Sul o tema que apresentou o maior número de relacionamentos foi atratividade para atividades culturais. Foram 45 ligações, com 26 cidades de outros países. A maior parte foi com cidades da Argentina e Uruguai. Conforme dados contidos no estudo do REGIC, aqui no Rio Grande do Sul “os municípios que recebem ligações internacionais no tema de lazer e cultura são: Canguçu (RS), que realiza um encontro sobre motocicletas; Herval (RS), onde ocorre, anualmente, um rodeio internacional que atrai pessoas dos países vizinhos; Piratini (RS), possuindo evento de comemoração da Revolução Farroupilha que é frequentado por uruguaios; e São Lourenço do Sul (RS), que realiza um festival de verão e eventos culturais de canção e poesia

Em segundo lugar, com 42 ligações, também com 26 cidades de outros países, está o deslocamento para compras de calçados e vestuário. O Estudo IBGE observa que no Rio Grande do Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai, as ligações se dão primordialmente entre cidades-gêmeas³, mas que algumas cidades estendem sua influência até mais adentro no território uruguaio.

Os deslocamentos para atividades esportivas estão em terceiro lugar, tendo 32 ligações com 23 cidades do exterior. Esta atividade gerou fluxos de distâncias mais longas, comparadas as demais.  No Estado, chama a atenção o município de Alegrete, que recebe pessoas de Santa Cruz de La Sierra, Quito, Lima e Montevidéu4.

Os demais temas tiveram menos de 30 ligações cada. As compras de móveis e eletroeletrônicos (26), os serviços de saúde de baixa e média complexidade (19), ensino superior (16), os serviços de alta complexidade (4) e uso de aeroportos (3).

Uma característica semelhante à atratividade das atividades esportistas foi o ensino superior. Foi o tema que gerou muitos deslocamentos de longa distância, especialmente aqui no Rio Grande Sul. As cidades de Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande, devido à presença das Universidades (UFPEL e FURG), realizam convênios que proporcionam o intercâmbio de muitos alunos de países sul-americanos, como Peru, Equador, Colômbia e Venezuela5.

______________

¹ Municípios localizados na faixa de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do Território Nacional.

² Para cada tema pesquisado, foi atribuída uma percentagem às cidades citadas como origem dos deslocamentos oriundos de países estrangeiros, de maneira a obter a proporção de pessoas que vêm de cada localidade. Essa percentagem não implica levantar o montante de pessoas que se deslocam, mas, dentre as que vêm ao Território Nacional, o quanto são provenientes de tal ou qual localidade estrangeira. Cabe salientar que, embora os questionários tenham buscado situações representativas de relações de fronteiras de caráter mais estável, as zonas fronteiriças são caracterizadas por estarem muito sujeitas a lógicas e fluxos de natureza conjuntural, como flutuações no câmbio, por exemplo. O período em que a pesquisa foi realizada pode, dessa forma, influenciar na qualidade e tipo de resposta obtida, refletindo movimentos efêmeros de pessoas buscando bens e serviços através das fronteiras. (Regiões de Influência das Cidades - REGIC 2018 – IBGE)

³  O texto afirma que no Brasil os fluxos entre cidades-gêmeas ocorrem de maneira mais orgânica, refletindo que as duas (ou, em certos lugares, três) municipalidades formam uma unidade urbana, sendo análogos à movimentação entre bairros e centros de cidade.

4 Segundo informações fornecidas pelo REGIC, isso ocorre em virtude da Cidade abrigar, há mais de 30 anos, um torneio internacional anual infantil de futebol, considerado um dos maiores eventos do tipo na América Latina.

5 No caso específico da Venezuela, há bolsas voltadas para refugiados, tendo a universidade um setor específico para tratar desses intercâmbios. No caso de Rio Grande (RS), há um fluxo de estudantes peruanos que, contudo, parece refletir mais um movimento conjuntural do que uma conexão mais perene. Informação obtida no texto do Estudo REGIC 2018- IBGE