Móveis e Produtos de madeira
A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira é importante segmento da indústria gaúcha e compõe a pauta de exportações
A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira¹ é dos mais importantes segmentos da indústria gaúcha e se desenvolveu, principalmente, em torno dos COREDEs Serra, Hortênsias e Nordeste.
Em relação à fabricação de móveis no Rio Grande do Sul, no período 2013-2019, houve queda no número de empregos, tornando a aumentar entre 2019-2022, no entanto, não recuperando o mesmo patamar do início da série histórica. Pode-se observar que existe redução de estabelecimentos entre 2016-2020, e retomada do crescimento entre 2020-2022. Apesar disso, apresenta-se um segmento relativamente estável, com um número de estabelecimentos aproximado dos 3.000.
No Brasil, em 2022,destacava-se o Estado de São Paulo com 19% do total nacional dos estabelecimentos. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 14%, Paraná na terceira posição e Santa Catarina na quarta, ambos com aproximadamente 13%. O Rio Grande do Sul aparecia em quinto lugar, com 12% dos estabelecimentos. São Paulo também liderava no número de empregados desse segmento, com 22%. No entanto, a segunda posição era ocupada pelo Rio Grande do Sul, com cerca de 14% do total nacional dos empregados. Paraná, em terceiro, também apresenta aproximadamente 14%, seguido por Minas Gerais, com 13%, e Santa Catarina, com 11%.
No Rio Grande do Sul, o município com maior número de estabelecimentos no segmento era Bento Gonçalves, representado por aproximadamente 8% do total. Caxias do Sul, em segundo lugar, estava com 6%, e Garibaldi, na terceira posição, com 2%. Porto Alegre surge em 6º, empatado com Gramado, com os 67 estabelecimentos, representando cerca de 2%.
Já o segmento de fabricação de produtos de madeira no Rio Grande do Sul, embora haja retomada no crescimento do número de estabelecimentos, ao final da série histórica (2020-2022), houve queda no período 2013-2020. Cabe ressaltar que o crescimento dos dois últimos períodos não foi suficiente para atingir os mesmos números do início da série. Em relação ao número de empregados, este acompanha o movimento de diminuição nos primeiros 6 períodos, mas volta a crescer a partir de 2019 e, em 2022, chega próximo do número de empregados que apresentava no início da série histórica.
No Brasil, em 2022,o Estado de Santa Catarina liderava o número de estabelecimentos no segmento, com cerca de 20% do total nacional. O Rio Grande do Sul estava em segundo lugar com aproximadamente 15%, e o Paraná logo em seguida, com 14%. Santa Catarina também liderava no número de empregados, com 24% dos empregos desse segmento no país. Em segundo lugar aparecia o Paraná, com 20%, e em terceiro São Paulo, com 14%. O Rio Grande do Sul ficava na quarta colocação, com 9% dos empregados, seguido por Minas Gerais, com 6%
No Rio Grande do Sul,São Francisco de Paula é o município com maior número de estabelecimentos, com 5% do total. Caxias do Sul aparece em segundo lugar, com 4%, e em terceiro está o município de Rio Grande, com 3%.
¹ De acordo com CNAE, as atividades compreendem a fabricação móveis e produtos de madeira serrada, laminada, compensada, prensada e aglomerada e de outros produtos de madeira para construção, para embalagem, para uso industrial, comercial e doméstico.
Fonte: RAIS/MTE
Fonte: RAIS/MTE