Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Móveis e Produtos de madeira

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira é importante segmento da indústria gaúcha e compõe a pauta de exportações

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira¹ é dos mais importantes segmentos da indústria gaúcha e se desenvolveu, principalmente, em torno dos COREDEs Serra, Hortênsias e Nordeste.

Em 2020, o Brasil possuía 19.804 estabelecimentos e 235.539 empregados em Fabricação de Móveis. O Rio Grande do Sul era responsável por aproximadamente 13% dos estabelecimentos e 15% dos empregados do segmento no país. As regiões Sudeste e Sul do país concentram a maior parte dos estabelecimentos, com São Paulo liderando entre os estados. 

Em 2020, existiam no Estado 2.585 estabelecimentos, os quais empregavam 35.104 pessoas. Os municípios de Bento Gonçalves e Caxias do Sul concentram aproximadamente 16% dos estabelecimentos do segmento, enquanto Bento Gonçalves concentra 17% dos empregos.

Já o segmento de Fabricação de Produtos de Madeira possui 11.998 estabelecimentos e 160.180 empregados no país. O Rio Grande do Sul possui 15% de participação no estabelecimentos e 9% no número de empregados desse segmento no Brasil. A Fabricação de Produtos de Madeira está concentrada na região Sul do país e em São Paulo, com o Pará também se destacando no número de empregados. 

Em 2020, existiam no Estado 1.838 estabelecimentos, os quais empregavam 14.538 pessoas. O município de Caxias do Sul concentra 4% dos estabelecimentos, enquanto São Francisco de Paula concentra 5% dos empregos do segmento.

¹ De acordo com CNAE, as atividades compreendem  a fabricação móveis e produtos de madeira serrada, laminada, compensada, prensada e aglomerada e de outros produtos de madeira para construção, para embalagem, para uso industrial, comercial e doméstico.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul