Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Erva-Mate

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de folha verde de erva-mate

A erva-mate, como espécie nativa, tem produção no Brasil, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Argentina, ocorre na Província de Misiones, parte da Província de Corrientes e em pequena parte da Província de Tucumã. No Paraguai, ocorre na área situada entre os rios Paraná e Paraguai, segundo a EMBRAPA. O produto, consumido na forma de infusão, era utilizado originalmente pelos nativos antes da chegada dos colonizadores e faz parte, ainda hoje, dos hábitos de grande parte da população dos países do chamado cone sul.

Na America do Sul o Brasil é o maior produtor com cultivo da erva-mate, considerada cultura permanente, assume importância particular nos três estados da região sul do Brasil. A partir das iniciativas de melhoramento dos cultivares nas pequenas e médias propriedades rurais, com o desenvolvimento de técnicas silviculturais e com a introdução de mecanização em parte do processo de produção do setor ervateiro*.

Atualmente, a erva-mate está sendo considerado um importante fitoterápico, devido a sua qualidade medicinal. Pesquisas vêm sendo desenvolvidas no intuito de elaborar variados produtos alimentícios, farmacológicos, cosméticos, entre outros, derivados da erva-mate. Mais recentemente, a EMATER/RS criou a Certificação da Qualidade da erva-mate que é pioneira no Brasil. No processo de certificação, são auditados aproximadamente 150 itens que buscam garantir a adoção de boas práticas agrícolas e de fabricação, além de atender a outras normas e legislações visando qualificar, diferenciar e valorizar o produto-símbolo do estado do Rio Grande do Sul no mercado nacional. Constitui também uma das estratégias para conquista do mercado externo.

No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul é responsável por 44% da produção de folha verde de erva-mate, com uma média de 226.986 toneladas/ano no período de 2018-2020. Em seguida vem o Paraná com 202.673, Santa Catarina com 88. 847 e, por último, Mato Grosso do Sul com 1.412 toneladas/ano.

Localizados, principalmente no norte do Estado gaúcho os municípios maiores produtores, em média no triênio 2018-2020, são Ilópolis com 31.500 toneladas/ano, Arvorezinha com 30.350 e Palmeira das Missões com 20.067 toneladas/ano.

* A Embrapa juntamente com parceiros dos setores público e privado tem desenvolvido pesquisas que contribuem para o aumento da eficiência e sustentabilidade dos cultivos de erva mate. No que tange aos ervais plantados convencional ou orgânico, este manual apresenta as recomendações técnicas do primeiro sistema de produção de erva-mate recomendado pela Embrapa, denominado Sistema Erva 20. (EMBRAPA florestal – transferência de tecnologia florestal – Erva Mate – Portal Embrapa)

Evolução anual da área destinada à colheita e da quantidade produzida de folha verde de erva-mate BR e RS – 2018-2020

Fonte: IBGE. Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul