Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Erva-Mate

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de folha verde de erva-mate

A erva-mate, como espécie nativa, tem produção no Brasil, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Argentina, ocorre na Província de Misiones, parte da Província de Corrientes e em pequena parte da Província de Tucumã. No Paraguai, ocorre na área situada entre os rios Paraná e Paraguai, segundo a EMBRAPA. O produto, consumido na forma de infusão, era utilizado originalmente pelos nativos antes da chegada dos colonizadores e faz parte, ainda hoje, dos hábitos de grande parte da população dos países do chamado cone sul. O Brasil é o maior produtor com cultivo da erva-mate, considerada cultura permanente, assume importância particular nos três estados da região sul do Brasil a partir das iniciativas de melhoramento dos cultivares nas pequenas e médias propriedades rurais, com o desenvolvimento de técnicas silviculturais e com a introdução de mecanização em parte do processo de produção do setor ervateiro*. Atualmente, a erva-mate está sendo considerado um importante fitoterápico, devido a sua qualidade medicinal. Pesquisas vêm sendo desenvolvidas no intuito de elaborar variados produtos alimentícios, farmacológicos, cosméticos, entre outros, derivados da erva-mate. Mais recentemente, a EMATER/RS criou a Certificação da Qualidade da erva-mate que é pioneira no Brasil. No processo de certificação, são auditados aproximadamente 150 itens que buscam garantir a adoção de boas práticas agrícolas e de fabricação, além de atender a outras normas e legislações visando qualificar, diferenciar e valorizar o produto-símbolo do estado do Rio Grande do Sul no mercado nacional. Constitui também uma das estratégias para conquista do mercado externo.

O Rio Grande do Sul é responsável por 48%  da produção de folha verde de erva-mate com uma média de 277.371 toneladas/ano no período de 2016-2018. Em seguida vem o Paraná com 231.521 toneladas/ano, Santa Catarina com 88.583 toneladas/ano. Localizados, principalmente no norte do Estado gaúcho, os maiores produtores são os municípios de Ilópolis com 55.333 toneladas, Arvorezinha com 50.960 toneladas e Palmeira das Missões com 21.000 toneladas/ano em média no triênio 2016-2018.

*A parceria da EMBRAPA Florestas com Universidades, Organizações Estaduais de Pesquisa e Extensão Rural, produtores e empresas do setor ervateiro, vem permitindo o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção e de materiais genéticos mais produtivos e com características de interesse. (EMBRAPA Florestas: Sistemas de Produção, 1 - 2ª edição. ISSN 1678-8281 - Versão Eletrônica. Ago/2010)

Evolução anual da área destinada à colheita e da quantidade produzida de folha verde de erva-mate no BR e RS–2008-2018
tab 2008 2018 erva mate br rs

Fonte: IBGE. Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul