Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Erva-mate

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de folha verde de erva-mate

A erva-mate, como espécie nativa, tem produção no Brasil, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Argentina, ocorre na Província de Misiones, parte da Província de Corrientes e em pequena parte da Província de Tucumã. No Paraguai, ocorre na área situada entre os rios Paraná e Paraguai, segundo a Embrapa.

O produto, consumido na forma de infusão, era utilizado originalmente pelos nativos antes da chegada dos colonizadores e faz parte, ainda hoje, dos hábitos de grande parte da população dos países do chamado Cone Sul. Na América do Sul, o Brasil é o maior produtor com cultivo da erva-mate. Considerada cultura permanente, assume importância particular nos três estados da região Sul do Brasil.

No Brasil, o Estado do Paraná foi responsável por 46% da produção de folha verde de erva-mate, com uma média de 261.016 toneladas/ano no período de 2020-2022. Em seguida, aparecia o Rio Grande do Sul, com 222.344 toneladas/ano, o que representava 39% da produção nacional.

Localizados, principalmente, no Vale do Taquari, os municípios com maior produção, em média, no triênio 2020-2022, foram Arvorezinha, com 36.440 toneladas/ano, e Ilópolis, com 29.966 toneladas/ano. Outros municípios do norte do estado também se destacaram na produção. 

Evolução anual da área destinada à colheita e da quantidade produzida de folha verde de erva-mate no Brasil e no RS (2020-2022)

Fonte: IBGE. Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul