Índice de Desenvolvimento Humano - IDH e IDHM

O IDHM do RS evoluiu de 0,542 em 1991 para 0,746 em 2010

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países. Foi criado em 1990 e vem sendo publicado anualmente desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD da ONU. O IDH varia em uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A escala classifica os países em cinco faixas: IDH muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo1.

As dimensões que constituem o IDH são:
Renda: Padrão de vida medido pela Renda Nacional Bruta per capita;
Saúde/Longevidade: Vida saudável e longa medida pela expectativa de vida e
Educação: Acesso ao conhecimento medido pela média de anos de educação de adultos e expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar.

O Brasil, conforme relatório de Desenvolvimento Humano 2019 com base nos dados de 2018, encontra-se na faixa de alto desenvolvimento com IDH de 0,761. Entre os 189 países e territórios reconhecidos pela ONU o Brasil ocupa a 79º posição no ranking. O país com o maior IDH no mundo é a Noruega com 0,954 (desenvolvimento muito alto). Entre os países com o desenvolvimento muito baixo, a Nigéria aparece na última posição, com IDH de 0,377.

O IDH também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM. O IDHM brasileiro é um ajuste metodológico do IDH Global e segue as mesmas três dimensões, porém não é possível fazer comparação entre o IDHM de um município e o IDH de um país. Os dados estão disponibilizados através do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil2.

1Faixas do Índice de Desenvolvimento Humano

Escala do IDH
fig faixa idh

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Os dados foram baseados nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 e contemplam os estados e municípios. Recentemente foram divulgados  valores do IDHM para o período 2012-2017 com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD do IBGE. Porém, contemplam somente os Estados, Regiões Metropolitanas (RM) e Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs).

Evolução do IDH do Brasil 1991- 2018*
tab 1990 2018 evolução idh br
Fonte: PNUD/Relatório de Desenvolvimento Humano 2019
*Os valores dos rankings do IDH são calculados retroativamente usando as metodologias atuais. O PNUD publicava relatórios de 10 em 10 anos e, a partir de 2010, passou a publicar relatórios anualmente.

Evolução do IDH do Rio Grande do Sul - 1991/2000/2010
tab 1991 2000 2010 idh rs