Índice de Desenvolvimento Humano (IDH e IDHM)

O IDHM do RS evoluiu de 0,542 em 1991 para 0,787 em 2017

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países. Foi criado em 1990 e vem sendo publicado anualmente desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD da ONU. O IDH varia em uma escala que vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. A escala classifica os países em cinco faixas: IDH muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo1.

As dimensões que constituem o IDH são:
Renda: Padrão de vida medido pela Renda Nacional Bruta per capita;
Saúde/Longevidade: Vida saudável e longa medida pela expectativa de vida e
Educação: Acesso ao conhecimento medido pela média de anos de educação de adultos e expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar.

Conforme o relatório de Desenvolvimento Humano 2021/2022, o IDH do Brasil em 2021 foi de 0,754 ocupando a 87ª posição no ranking entre 191 países. Em 2020, estava na 86ª, com índice de 0,758. O documento aponta que pela primeira vez o índice cai globalmente e afirma que “mais de 90% dos países registraram declínio na pontuação do IDH em 2020 ou 2021, e mais de 40% caíram nos últimos dois anos, sinalizando que a crise ainda está se aprofundando em muitos deles”.2  O estudo afirma ainda que os dois últimos anos houveram impactos devastadores para todo o planeta, não só pela pandemia provocada pela COVID 19, mas também por transformações sociais e econômicas em todo o mundo. Entre os países com desenvolvimento muito alto a Suíça aparece em primeiro no ranking, com IDH de 0,962. Já entre àqueles com o desenvolvimento muito baixo, o Sudão do Sul está na última posição, com IDH de 0,385.

O IDH também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM. O IDHM brasileiro é um ajuste metodológico do IDH Global e segue as mesmas três dimensões, porém não é possível fazer comparação entre o IDHM de um município e o IDH de um país. Os dados estão disponibilizados através do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil3.

1Faixas do Índice de Desenvolvimento Humano

Escala do IDH
fig faixa idh

2https://brasil.un.org/pt-br/198320-idh-relatorio-indica-recuo-no-desenvolvimento-humano-em-90-dos-paises

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Os dados foram baseados nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010 e contemplam os estados e municípios. Recentemente foram divulgados  valores do IDHM para o período 2012-2017 com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD do IBGE. Porém, contemplam somente os Estados, Regiões Metropolitanas (RM) e Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDEs).

Evolução do IDH do Brasil 2010- 2021*
Fonte: PNDU/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/Relatório de Desenvolvimento Humano/Séries temporais de índices compostos completos com componentes
* O PNUD publicava relatórios de 10 em 10 anos e passou a publicar relatórios anuais partir de 2010.

Evolução do IDHM do Rio Grande do Sul - 1991/2000/2010/2017
Fonte: PNUD/Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil