Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Participação no PIB do Brasil

O RS participa com 6,3% do PIB nacional

O Rio Grande do Sul é a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 423 bilhões¹, conforme dados do IBGE para o ano de 2017. O RS participa com 6,4% do PIB nacional, sendo superado pelos estados de São Paulo (32,2%), Rio de Janeiro (10,2%) e Minas Gerais (8,8%).

A economia gaúcha possui estreita relação com os mercados nacional e internacional, superior à média brasileira. Por isso a participação da economia gaúcha tem oscilação superior a dos demais estados brasileiros, pois é muito influenciado pela dinâmica das exportações. E, embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul confirme a forte participação do Setor de Serviços, que apresentou grande crescimento durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a Agropecuária e a Indústria de Transformação.

Os setores da Indústria e dos Serviços participaram respectivamente com 22,4% e 68,5% do VAB em 2017. O setor Agropecuário possui somente 9,2%, mas possui uma forte associação com o setor Agroindustrial. De acordo com estudos existentes², se somadas às atividades agroindustriais, esta participação chega a aproximadamente 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território.

¹ IBGE/Contas Regionais 
² SEPLAN/ Estudos de Desenvolvimento Regional e Logística do RS - Rumos 2015

Participação do PIB do Rio Grande do Sul no PIB Brasil–2007-2017 (%)
graf barra 2007 2017 pib rs no br
Fonte: IBGE/Contas Regionais

Estrutura do VAB do Rio Grande do Sul por setores de atividade - 2017 (%)
graf pizza 2017 vab setor rs

Fonte: IBGE/Contas Regionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul