Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cooperativismo na produção agropecuária

O cooperativismo é um importante elemento na organização produtiva agropecuária do RS

O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade, com origem na Europa do século XIX, caracterizando-se como uma forma de ajuda mútua através da cooperação e da parceria entre um grupo de pessoas para satisfazer necessidades comuns de ordem econômica, social ou cultural. As cooperativas de produção rural se caracterizam pelos serviços prestados aos seus associados como: compra de insumos e equipamentos; armazenagem; industrialização e/ou comercialização da produção; e prestação de assistência técnica aos cooperativados.

No Rio Grande do Sul, a produção agropecuária da agricultura familiar apresenta forte influência do cooperativismo trazido pelos imigrantes europeus. No entanto, esta forma de organização para a produção também se verifica na agricultura não familiar, principalmente, no setor de produção de grãos.

A distribuição dos estabelecimentos com produtor associado à cooperativa no RS, segundo o Censo Agropecuário 2017, reflete esta realidade da organização produtiva. Em 2017, 143.481 estabelecimentos no RS contavam com produtor rural associado à cooperativa, 39% do total de estabelecimentos. No Brasil, este percentual era de 11%. Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul era, em 2017, o estado com a maior participação de estabelecimentos com produtor rural associado à cooperativa, seguido de Paraná e Santa Catarina.

De acordo com informações de Cooperativas e Entidades representativas¹, existiam no Estado, em 2010, 217 sedes de cooperativas de produção agropecuária e 11 sedes de entidades representativas de cooperativas. A comercialização de mais de 30% de grãos produzidos no Estado, principalmente milho, soja, arroz e trigo, é realizada por cooperativas.

¹FECOAGRO-REDEAGRO, OCERGS-SESCORP, EMATER e outros

Percentual do número de estabelecimentos com produtor associado à cooperativa nos Estados (2017)
Percentual do número de estabelecimentos com produtor associado a Cooperativa nos Estados em 2017
Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 2017

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul