Participação dos COREDEs no VAB

Em 2021, com o crescimento da Agropecuária no VAB do RS, diminuiu a participação do eixo Porto Alegre- Caxias do Sul na economia

A distribuição regional do Valor Adicionado Bruto Total (VAB) no Rio Grande do Sul, em 2021, mostra uma concentração espacial nos COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra. O COREDE Metropolitano Delta do Jacuí é o que apresenta maior participação, principalmente, devido à influência do município de Porto Alegre. Esses três COREDEs juntos participam com 43,7% do VAB gaúcho.

No VAB da Agropecuária, em 2021, o Estado demonstrava uma maior distribuição do que em outros setores da economia. Os COREDEs Fronteira Oeste, com 10,2%, e Sul, com 8,3%, eram os que apresentam a maior participação na produção agropecuária gaúcha. Os destaques nessas regiões são a produção de arroz e a pecuária bovina.

A participação dos COREDEs no VAB da Indústria confirma, ao contrário do VAB da Agropecuária, uma grande concentração espacial em torno do eixo Porto Alegre-Caxias do Sul, abrangendo principalmente os COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra. Juntos, esses três COREDEs respondiam, em 2021, por 53,8% do VAB da Indústria do Estado, sendo pólo de praticamente todos os setores industriais relevantes.

A participação dos COREDEs no VAB dos Serviços também se encontra concentrada em torno do eixo Porto Alegre-Caxias do Sul. Os COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra atingiram, conjuntamente, em 2021, 49,3% do total do VAB dos Serviços do RS.

É importante afirmar que, em 2021, houve uma queda substancial na participação do setor de Serviços no VAB estadual, enquanto aumentou, principalmente, o VAB da Agropecuária. Esse processo foi responsável por uma maior desconcentração da produção econômica no Estado.

Estrutura do VAB do RS, por setores de atividade, em percentual (2012-2021)
Fonte: IBGE/Contas Regionais