Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tornados

No RS, entre os anos de 2003 e 2021, foram reconhecidas 16 ocorrências de tornado, atingindo mais de 2 mil pessoas.

Publicação:

A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) define tornado como sendo a “Coluna de ar que gira de forma violenta e muito perigosa, estando em contato com a terra e a base de uma nuvem de grande desenvolvimento vertical. Essa coluna de ar pode percorrer vários quilômetros e deixa um rastro de destruição pelo caminho percorrido.”

Os tornados estão associados às tempestades severas que se desenvolvem em ambientes instáveis e formam-se na base de sistemas convectivos, também denominados de mesociclones ou supercélulas (MARCELINO, FERREIRA, CONFORTE; 2003 apud CEPED/UFSC, 2013). Huschke (1959) apud BROOKS e DOSWELL (2001) define tornado como uma coluna de ar girando violentamente, pendente a uma nuvem cúmulo nimbus e quase sempre observado como uma “nuvem funil”.

 Algumas vezes podem ocorrer dúvidas entre o registro de tornado e o de vendaval. De acordo com Kobiyama et al (2006) apud CEPED/UFSC (2013), quando houver a formação de uma “nuvem funil” ou “redemoinho” e a destruição seguir uma trajetória linear, trata-se de um tornado. Quando a formação for causada por ventos abrangendo extensas áreas, trata-se de um vendaval.

No Brasil, os tornados eram eventos praticamente desconhecidos para a grande maioria da população há algumas décadas. Atualmente, sua ocorrência tem sido mencionada com maior frequência[1]. Essa tendência é também observada por Nascimento (2005) apud CEPED/UFSC (2013), que demonstra que a região Sul do Brasil é uma das mais favoráveis para a ocorrência de tempestades severas e, consequentemente, de tornados.

Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Ministério de Desenvolvimento Regional, foram registradas, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 2003 e 2021, 16 ocorrências reconhecidas de tornado, e os anos de 2017 e 2018 foram os que apresentaram o maior número de ocorrências reconhecidas no período considerado. Os dados mostram uma tendência geral de aumento das ocorrências deste fenômeno no estado do Rio Grande do Sul.

Entre 2003 e 2021, os 16 municípios que registraram ocorrência de tornado foram: Água Santa, Camargo, Canela, Canguçu, Capivari do Sul, Ciríaco, Coxilha, Erebango, Maratá, Muitos Capões, Pontão, Restinga Seca, São Francisco de Paula, Tapejara, Três de Maio e Vila Lângaro. Pode-se perceber ainda que esse fenômeno natural atingiu municípios em 10 dos 28 COREDEs, sendo eles: Produção, Nordeste, Hortênsias, Norte, Sul, Fronteira Noroeste, Vale do Caí, Campos de Cima da Serra, Jacuí Centro e Litoral. Ressalta-se que os 16 municípios foram atingidos pelo fenômeno 1 vez no período considerado.

Quanto aos registros de eventos reconhecidos de tornado por mês no período 2017-2021, verifica-se que estes ocorreram principalmente em junho, nos anos de 2017 e 2018, atingindo os municípios de Maratá, Ciríaco, Água Santa, Vila Lângaro, Pontão e Coxilha.

Os danos humanos causados por tornado no período de 2017 a 2021 atingiram 2.040 pessoas entre mortos, feridos, enfermos, desabrigados, desalojados e desaparecidos. Apenas 10 municípios do RS apresentaram pessoas atingidas por tornado no período analisado. Percebe-se ainda que esse fenômeno natural registrou atingidos em municípios de 6 COREDES, sendo que os COREDEs com maior número de atingidos foram o Hortênsias e o Produção. Os municípios que apresentaram o maior número de atingidos reconhecidos foram São Francisco de Paula (1.055 atingidos) e Ciríaco (530 atingidos).

[1] Entre 1960 e 2008, mais de 158 episódios de tornados foram registrados, principalmente nos estados da Região Sul e em alguns das Regiões Sudeste e Centro-Oeste (SILVA DIAS, 2011 apud CEPED/UFSC, 2013).

Ocorrências de Tornados, no Rio Grande do Sul, no período 2003-2021*

* Foi considerado o evento reconhecido de tempestade local/convectiva - Tornado, segundo Classificação do Cobrade. Fonte: S2iD/ MDR

Ocorrências de tornados por mês, no Rio Grande do Sul, no período 2017-2021*

*Foi considerado o evento reconhecido de tempestade local/convectiva-Tornado, segundo Classificação do Cobrade. Fonte: S2iD/MDR

Atingidos por tornados* por COREDEs no período 2017-2021

*Danos Humanos reconhecidos: soma mortos, feridos, enfermos, desabrigados, desalojados e desaparecidos. Foram representados apenas os COREDEs que apresentaram valores acima de zero. Fonte: S2iD/MDR

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul