Ensino Fundamental - Indicadores
Em 2020, houve um aumento substancial na taxa de aprovação no Ensino Fundamental
No período 2010-2019, os indicadores de rendimento no Ensino Fundamental, no Brasil e no Rio Grande do Sul, apresentaram relativa estabilidade, com tendência de melhora nas taxas de aprovação e de abandono e na distorção idade-série. Com a pandemia da COVID-19, a taxa de aprovação teve um aumento substancial em 2020, ao mesmo tempo em que se evitou um aumento na taxa de abandono e na retenção escolar.
A taxa de aprovação no Estado variou de 84,4% em 2010 para 99,2% em 2020. No Brasil, neste mesmo período, passou de 86,6% para 98,2%.
A taxa de abandono também apresentou melhora. No Estado, variou de 1,4% para 0,3% e no país de 3,1% para 1,0% no mesmo período analisado.
A taxa de distorção idade-série para o Estado foi de 15,5% em 2021, já a média brasileira foi de 13,7%. Este número revela a proporção de alunos com idade superior à adequada em cada nível, isto é, demonstra o percentual de jovens que estão cursando o Ensino Fundamental fora da faixa adequada (6 a 14 anos).
Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e é calculado a partir de dados sobre aprovação escolar, coletados nos Censos Escolares, e das médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em 2019, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o Brasil obteve IDEB de 5,9, alcançando a meta de 5,7. Já o Rio Grande do Sul, obteve IDEB de 6,0, enquanto a meta projetada era 6,1. Nos anos iniciais, na rede pública, destacam-se os municípios de Picada Café (8,3), Centenário (8,2) e Dois Lajeados (8,1).
Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, em 2019, o Brasil alcançou IDEB de 4,9, enquanto a meta era de 5,2. No Rio Grande do Sul, a meta era de 5,6, e o Estado alcançou valor de 4,8. Na rede pública, nos anos finais do Ensino Fundamental, destacam-se os municípios de Severiano de Almeida (6,4), Picada Café (6,3) e Três Arroios (6,3).

Fonte: MEC/INEP

Fonte: MEC/INEP

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MEC/INEP

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