Ensino Fundamental - indicadores
Entre 2020 e 2022, houve queda na taxa de aprovação no Ensino Fundamental
No período 2013-2019, os indicadores de rendimento no Ensino Fundamental, no Brasil e no Rio Grande do Sul, apresentaram relativa estabilidade, com tendência de melhora nas taxas de aprovação e de abandono e na distorção idade-série. Com a pandemia da COVID-19, a taxa de aprovação teve um aumento substancial em 2020, ao mesmo tempo em que se evitou um aumento na taxa de abandono e na retenção escolar. Passado o período pandêmico com indicadores acima da normalidade, os números de aprovação tiveram queda em 2022, mesmo assim, se comparados ao período 2013-2019, são os melhores indicadores já atingidos no Estado e no País.
A taxa de aprovação no Estado variou de 87,3% em 2013 para 93,1% em 2022. No Brasil, neste mesmo período, passou de 89,3% para 94,2%.
A taxa de abandono também apresentou melhora. No Estado, variou de 1,2% para 1,0% e no país de 2,2% para 1,1% no mesmo período analisado.
A taxa de distorção idade-série para o Estado foi de 12,7% em 2022, já a média brasileira foi de 12,3%. Este número revela a proporção de alunos com idade superior à adequada em cada nível, isto é, demonstra o percentual de jovens que estão cursando o Ensino Fundamental fora da faixa adequada (6 a 14 anos).
Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e é calculado a partir de dados sobre aprovação escolar, coletados nos Censos Escolares, e das médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em 2021, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o Brasil obteve IDEB de 5,8, enquanto a meta indicava 6,0. Já o Rio Grande do Sul, obteve IDEB de 6,0, enquanto a meta projetada era 6,4. Sem metas projetadas para 2023, tanto o Brasil quanto o Rio Grande do Sul obtiveram 6,0. Nos anos iniciais, na rede pública, destacam-se os municípios de Ipiranga do Sul (8,7), Linha Nova e Severiano de Almeida, ambas com 8,2.
Em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, em 2021, o Brasil alcançou IDEB de 5,1, enquanto a meta era de 5,5. No Rio Grande do Sul, a meta era de 5,8, e o Estado alcançou valor de 5,2. Sem metas projetadas para 2023, o Brasil obteve IDEB de 5,0, enquanto o Rio Grande do Sul alcançou 4,9. Na rede pública, nos anos finais do Ensino Fundamental, destacam-se os municípios de Itatiba do Sul (6,8), Tupanci do Sul (6,7) e Severiano de Almeida (6,6).
Fonte: MEC/INEP
Fonte: MEC/INEP
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Fonte: MEC/INEP
Fonte: MEC/INEP
Fonte: MEC/INEP
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