Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Organização produtiva

A organização produtiva do RS é baseada na agricultura familiar e não familiar

De acordo com o Censo Agropecuário 2017, “estabelecimento agropecuário é toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, subordinada a uma única administração – a do produtor ou a do administrador, independente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de sua localização em área urbana ou rural, tendo como objetivo a produção para subsistência e/ou para venda, constituindo-se assim numa unidade recenseável”.

O Rio Grande do Sul possuía, em 2017, segundo o Censo Agropecuário, 365.094 estabelecimentos agropecuários; 293.892 classificados como familiares¹ e 71.202 como não familiares. Já a área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários familiares era de 5.476.463 hectares, enquanto a área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários não familiares era de 16.208.095 hectares. O valor da produção da agricultura familiar, em 2017, foi de cerca de 20 bilhões de reais, incluindo o valor da produção da agroindústria familiar, enquanto que o da agricultura não familiar foi de 34 bilhões, incluindo o valor da produção da agroindústria não familiar.

Os estabelecimentos de agricultura familiar estão presentes em todas as regiões, embora mais concentrados no norte e centro-leste do Estado e contavam, em 2017, com um contingente de pessoal ocupado da ordem de 716.695 pessoas. Já os estabelecimentos de agricultura não familiar encontram-se em maior número no sul e sudoeste do Estado e contavam, em 2017, com um contingente de pessoal ocupado da ordem de 275.718 pessoas. 

¹ “Agricultura Familiar é a atividade econômica realizada pela agricultura e empreendimentos familiares rurais, assim considerados os que atendem simultaneamente aos critérios definidos pela Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006, quais sejam: a área do estabelecimento ou empreendimento rural não excede 4 módulos fiscais; a mão-de-obra utilizada nas atividades econômicas desenvolvidas é predominantemente da própria família; a renda familiar é predominantemente originada dessas atividades e o estabelecimento ou empreendimento é dirigido pela família”. Esta definição foi estabelecida em função do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, que financia projetos ao pequeno produtor rural, com juros mais baixos do que aqueles aplicados aos demais tipos de produtores.

Valor da produção dos estabelecimentos da agricultura familiar e não familiar, por tipo de produção, no RS (2017)
Valor da produção dos estabelecimentos da agricultura familiar e não familiar, por tipo de produção no RS em 2017 (R$1.000,00)

Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 2017

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul