Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Internet, telefonia fixa e móvel

No Rio Grande do Sul, o número de acessos de telefonia móvel é superior ao número de habitantes

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior número de acessos à telefonia móvel, à telefonia fixa e à internet banda larga¹.

De acordo com dados divulgados mensalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o Rio Grande do Sul ocupava em setembro de 2023 o sexto lugar entre os estados brasileiros no número total de acessos de telefonia móvel, com mais de 13,5 milhões; o quinto lugar no número de acessos de telefonia fixa, com cerca de 1,5 milhão; e o quarto lugar em relação ao número de acessos de internet banda larga, com mais de 3,3 milhões de acessos².

As densidades de acessos (número de acessos a cada 100 habitantes) a estes serviços de comunicações no RS são, em geral, superiores às médias nacionais. Em setembro de 2023, as densidades no Estado eram de 104,0 para telefonia móvel, 14,6 para telefonia fixa e 30,8 para internet banda larga.

Número total e densidade de acessos aos serviços de comunicações no Brasil e no RS (setembro/2023)

Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Quando observadas as médias anuais das densidades de acessos, especialmente a partir de 2019, há uma tendência de estabilização no número de telefones móveis no Estado e de redução no número de telefones fixos. A substituição do tipo de serviço da telefonia fixa pela telefonia móvel é uma tendência observada também nos dados relativos ao Brasil.

Já as médias anuais da densidade de acessos ao serviço de internet banda larga apresentam aumento constante no Estado ao longo dos últimos anos. Entre 2012 e 2022, a densidade variou de 10,9 para 27,7 acessos a cada 100 habitantes, demonstrando um consistente incremento no uso deste tipo de serviço no RS.

Evolução anual na densidade de acessos aos serviços de comunicações no RS (2012-2022)

Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Médias dos dados mensais de jan-dez.

¹ Os dados apresentados referem-se à internet banda larga fixa, instalada para um local fixo como uma casa ou escritório, por meio de conexões físicas.

² Os dados de número de acessos aos serviços de comunicações são enviados à ANATEL pelas prestadoras dos serviços.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul