Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)

A Região Metropolitana de Porto Alegre concentra 38,2% da população do RS e é formada por 34 municípios

A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA é a área mais densamente povoada do Rio Grande do Sul. Em 2020, segundo as Estimativas de População¹, concentra 4,4 milhões de habitantes – 38,2% da população total do Estado. Dos 19 municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, nove fazem parte da RMPA, e a densidade demográfica média da região é de 421,8 hab/km².

A RMPA foi criada por lei em 1973 e era composta, inicialmente, por 14 municípios. O crescimento demográfico da Região Metropolitana é resultante principalmente das migrações internas, da interligação das malhas urbanas e das sucessivas emancipações que ocorreu ao longo desses anos. Isso fez com que novas áreas fossem se integrando à Região, totalizando atualmente 34 municípios. Estes apresentam muitas disparidades em relação aos indicadores socioeconômicos, refletindo uma distribuição desigual de recursos econômicos e de serviços e equipamentos urbanos como transporte, saúde, educação, habitação e saneamento.

A Região também se caracteriza por constituir-se em um polo de atração, de complementaridade funcional e de integração das dinâmicas políticas e socioeconômicas. Essa característica, antes restrita somente a Porto Alegre e cidades mais populosas, agora se verifica também nas cidades do entorno da RMPA. Muitas pessoas deslocam-se, atraídas pela oferta de serviços e de emprego, se tornando em uma área de acentuada expansão econômica no Estado.

¹ IBGE/Estimativas de População 2020

Ano de inclusão, População, Área, Densidade Demográfica e Taxa de Urbanização da RMPA - RS
tab 2020 rmpa rs

Fonte: IBGE
(1) Estimativas de População 2020 
(2) Áreas Territoriais 2019
(3) Não há dados disponíveis para população urbana nas Estimativas de População 2020


Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul