Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Índice de Desenvolvimento Socioeconômico

O RS alcançou em 2019 um índice geral de 0,776.

O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico - IDESE¹ é um índice sintético que tem por objetivo medir o grau de desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul. O IDESE é o resultado da agregação de três blocos de indicadores. Para cada uma das variáveis componentes dos blocos é calculado um Índice, entre 0 (nenhum desenvolvimento) e 1 (desenvolvimento total), que indica a posição relativa para os municípios. São fixados, a partir disto, valores de referência máximo (1) e mínimo (0) de cada variável. O índice final de cada bloco é a média aritmética dos índices dos seus sub-blocos.

Considera-se a classificação do índice em alto (acima de 0,800), médio (entre 0,500 e 0,799) e baixo (menor de 0,499).

O IDESE considera, no total, um conjunto de 12 indicadores dividido em três blocos: Educação, Renda e Saúde.

O Bloco Educação utiliza cinco indicadores que se dividem em quatro sub-blocos, de acordo com faixas etárias: população entre quatro e cinco anos (taxa de matrícula na pré-escola), população entre seis e 14 anos (nota da Prova Brasil 5º e 9º ano do ensino fundamental), população entre 15 e 17 anos (taxa de matrícula no ensino médio) e população com 18 anos ou mais (percentual da população adulta com pelo menos ensino fundamental completo).

O Bloco Renda é composto por dois sub-blocos: apropriação de renda e geração de renda.

O Bloco Saúde utiliza cinco indicadores que são divididos em três sub-blocos: saúde materno-infantil (taxa de mortalidade de menores de 5 anos e número de consultas pré-natal por nascidos vivos), condições gerais de saúde (taxa de mortalidade por causas evitáveis e proporção de óbitos por causas mal definidas) e longevidade (taxa bruta de mortalidade padronizada).

O Rio Grande do Sul encontra-se no patamar de médio desenvolvimento, com índice de 0,776 em 2019. O Bloco Saúde, embora tenha avançado menos do que os demais no período de 2013 a 2019, é o único dos três que se encontra no nível de alto desenvolvimento. Os Blocos Educação e Renda, se encontram no nível médio, sendo que a educação teve o maior crescimento e a renda a menor, nestes últimos seis anos.

¹ Faixas do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE
faixa_IDESE
Fonte: FEE/Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais

IDESE do Rio Grande do Sul por Blocos 2013-2019

Fonte: SPGG/DEE Dados

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul