Participação nas exportações e produtos

A maior parte das exportações gaúchas passa pelo Porto de Rio Grande

A composição da pauta de exportações do Brasil e do Rio Grande do Sul foi influenciada pela forte entrada da China no mercado internacional. A intensa demanda deste país por commodities agrícolas contribuiu para aumentar as exportações gaúchas de produtos primários, que se caracterizam por apresentar baixo valor agregado e pouca intensidade tecnológica.

Nesse sentido, em relação à composição das exportações brasileiras e gaúchas, observa-se o aumento crescente da participação de commodities - o que revela o seu bom desempenho - mas também uma tendência à perda de competitividade de outros setores de produção de bens e serviços, abrindo espaço para a chamada primarização da pauta de exportações¹.

A soja, mesmo triturada, exceto para semeadura é o principal produto na pauta das exportações gaúchas. Em 2023, foi responsável por 18,2% do total, somando US$ 4 bilhões FOB. Menor, mas ainda com valores acima de US$ 1 bilhão FOB, aparecem Tabaco não manufaturado e Bagaços e outros resíduos sólidos, da extração do óleo de soja.

A principal via de transporte para exportação dos produtos gaúchos, em 2023, foi a marítima. Pelo Porto de Rio Grande, o valor foi de US$ 15,5 bilhões FOB. Após, apareceu o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, com US$ 1,4 bilhão FOB. A saída rodoviária de Uruguaiana apresentou valor de US$ 900 milhões FOB. Com mais de US$ 500 milhões FOB, aparecem também o porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e a saída rodoviária por Foz do Iguaçu, no Paraná.

¹ IPEA. Exportações - O avanço das commodities. In: Revista Desafios do Desenvolvimento Ano 9 . nº 74. 2012.

Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul (2023)¹

Fonte: MDIC/ Estatísticas de Comércio Exterior
¹ Valores acima de US$ 200.000.000 FOB.
² A tabela da pauta de exportações do RS em 2023, segundo a Nomenclatura Comum do Mercosul, apresenta mais de 4 mil produtos.