Participação nas Exportações e Produtos

A intensa demanda internacional por commodities agrícolas continua influenciando as exportações gaúchas

A composição da pauta de exportações do Brasil e do Rio Grande do Sul, em especial, na última década foi influenciada pela forte entrada da China no mercado internacional. A intensa demanda deste país por commodities agrícolas contribuiu para aumentar as exportações gaúchas de produtos primários, que se caracterizam por apresentar baixo valor agregado e pouca intensidade tecnológica.

Neste sentido, em relação à composição das exportações brasileiras e gaúchas, observa-se nos últimos anos, o aumento crescente da participação decommodities - o que revela o seu bom desempenho, mas também uma tendência à perda de competitividade de outros setores de produção de bens e serviços abrindo espaço para a chamada primarização da pauta de exportações*. A partir de 2013, porém, a fabricação de equipamentos de transporte e de veículos automotores, aumentou seus valores de exportação e o setor calçadista apresentou uma leve recuperação.

A soja é o principal produto na pauta das exportações gaúcha.  Em 2020 foi responsável por 20,9% do total, somando 2,9 bilhões de US$ FOB. Menor mas com valor acima de 1 bilhão em US$ FOB, tem o tabaco não manufaturado.

A principal via de transporte para exportação dos produtos gaúchos é a marítima pelo Porto de Rio Grande, chegando a um valor de 12,7 bilhões de US$ FOB. Em segundo é o transporte rodoviário com saída por Uruguaiana. Demais localidades em outros estados também exportam produtos gaúchos. As principais vias com valores acima de 300 mil US$ FOB são: por via marítima, os portos em Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC) e Santos (SP); por via aérea, os aeroportos de Campinas e Guarulhos em São Paulo e, por vias rodoviária e ferroviária a cidade de Corumbá (MS).

* IPEA. Exportações - O avanço das commodities. In: Revista Desafios do Desenvolvimento Ano 9 . nº 74. 2012.

Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul, por valor¹ - 2020
tab 2020 produtos exportacao paises rs
Fonte: Ministério da Economia/Estatísticas de Comércio Exterior
¹Valores acima de 100.000 FOB (1.000 US$)
² A tabela da pauta de exportações do RS em 2020, do MDIC, segundo a Nomenclatura  Comum do Mercosul apresenta mais de 3 mil produtos.