Participação nas Exportações e Produtos

A intensa demanda internacional por commodities agrícolas continua influenciando as exportações gaúchas

A composição da pauta de exportações do Brasil e do Rio Grande do Sul, em especial, na última década foi influenciada pela forte entrada da China no mercado internacional. A intensa demanda deste país por commodities agrícolas contribuiu para aumentar as exportações gaúchas de produtos primários, que se caracterizam por apresentar baixo valor agregado e pouca intensidade tecnológica.

Neste sentido, em relação à composição das exportações brasileiras e gaúchas, observa-se nos últimos anos, o aumento crescente da participação de commodities - o que revela o seu bom desempenho, mas também uma tendência à perda de competitividade de outros setores de produção de bens e serviços abrindo espaço para a chamada primarização da pauta de exportações*. A partir de 2013, porém, a fabricação de equipamentos de transporte e de veículos automotores, aumentou seus valores de exportação e o setor calçadista apresentou uma leve recuperação.

A soja é o principal produto na pauta das exportações gaúcha.  Em 2019 foi responsável por 22,3% do total, somando 4,1 bilhões de US$ FOB. Menores mas com valores acima de 1 bilhão em US$ FOB, tem o tabaco não manufaturado, Plataformas de perfuração e  Pastas químicas de madeira.

A principal via de transporte para exportação dos produtos gaúchos é a marítima e pelo Porto de Rio Grande, chegando a um valor de 14 bilhões de US$ FOB.  Em segundo é o transporte rodoviário com saída por Uruguaiana. Demais localidades em outros estados também exportam produtos gaúchos. Itajaí em Santa Catarina (via marítima), Guarulhos e São Paulo (via área) e Foz do Iguaçu no Paraná (via rodoviária) são os principais pontos com valores acima de 300 mil US$ FOB.

* IPEA. Exportações - O avanço das commodities. In: Revista Desafios do Desenvolvimento Ano 9 . nº 74. 2012.

Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul – 2019
tab 2019 produtos exportacao rs
Fonte: MDIC/Estatísticas do Comércio Exterior
Nota: A tabela da pauta de exportações do RS em 2019, do MDIC, segundo a Nomenclatura  Comum do Mercosul apresenta mais de 3 mil produtos.