Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fumo

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de fumo em folha do Brasil

A Ásia e as Américas, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), eram as maiores regiões produtoras de fumo do mundo em 2021, com, respectivamente, 67% e 21% da produção. Entre os países, a China é o maior, com 36% do total. O Brasil, com 13% e uma produção de 744 mil toneladas em 2021, ocupa a terceira posição.

Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de fumo em folha. De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, registrou uma média de 309 mil toneladas/ano no triênio 2020-2022.

Devido à necessidade de mão-de-obra intensiva, a cultura é desenvolvida principalmente pela pequena propriedade familiar. Grande parte da produção se distribui no entorno das indústrias de transformação e beneficiamento. No RS, estão localizadas, na sua grande maioria, na região do Vale do Rio Pardo, Centro Sul e Sul do Estado. No triênio 2020-2022, oito municípios apresentaram média anual superior a 10 mil toneladas: Canguçu, Venâncio Aires, São Lourenço do Sul, Camaquã, Dom Feliciano, Candelária, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul.

É importante destacar que o fumo vem sendo alvo de políticas de substituição e diversificação de culturas, em função da tendência de queda do consumo mundial, além do aumento das restrições aplicadas nos principais países consumidores. Essas restrições estão ligadas à consciência crescente sobre os efeitos negativos resultantes do hábito de fumar. De acordo com Vargas e Oliveira*, "a região do Vale do Rio Pardo representa um importante elo na indústria fumageira do Brasil, (...), sustentando uma extensa rede que conecta pequenos agricultores a empresas fumageiras transnacionais e aos mercados globais. A maioria dos 25 municípios que integram essa região é substancialmente dependente das atividades associadas à cultura do fumo e à indústria fumageira. Mas, ainda que esta dependência econômica tenha criado barreiras consideráveis à substituição do fumo por culturas alternativas, a região também apresenta iniciativas importantes voltadas ao aprimoramento da produção agroecológica".

* VARGAS, Marco Antonio; OLIVEIRA, Bruno Ferreira de. Estratégias de diversificação em áreas de cultivo de tabaco no Vale do Rio Pardo: uma análise comparativa. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2012, vol.50, n.1, pp. 157-174.

Participação dos principais países produtores de fumo (2021)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de fumo em folha no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul