Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Movimentos de massa

Os eventos ocorreram na encosta do planalto, nos COREDEs Vale do Taquari, Vale do Rio dos Sinos e Paranhana Encosta da Serra

Publicação:

Tominaga (2009b, p.27) define movimento de massa como:

(...) movimento do solo, rocha e/ou vegetação ao longo da vertente sob a ação direta da gravidade. A contribuição de outro meio, como água ou gelo se dá pela redução da resistência dos materiais de vertente e/ou pela indução do comportamento plástico e fluido dos solos.

Conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), os movimentos de massa podem ser divididos em 4 tipos:  a) quedas, tombamentos e rolamentos; b) deslizamentos; c) corridas de massa; d) subsistências e colapsos. No Rio Grande do Sul, no período 2003-2021, ocorreram 3 eventos de deslizamento de solo e/ou rocha e 1 de corrida de massa: rocha/ detrito.

Os eventos de deslizamento de solo e/ou rocha são descritos como:

(...) movimentos rápidos de solo e/ou rocha, apresentando superfície de ruptura bem definida, de duração relativamente curta, de massas de terreno geralmente bem definidas quanto ao seu volume, cujo centro de gravidade se desloca para baixo e para fora do talude. Frequentemente, os primeiros sinais desses movimentos são a presença de fissuras.

Já a corrida de massa: rocha/ detrito é definida quando “por índices pluviométricos excepcionais, rocha/detrito, misturado com a água, tem comportamento de líquido viscoso, de extenso raio de ação e alto poder destrutivo”. Tominaga (2009b, p.33) define corrida como

(...) formas rápidas de escoamento de caráter essencialmente hidrodinâmico, ocasionadas pela perda de atrito interno das partículas de solo, em virtude da destruição de sua estrutura interna, na presença de excesso de água. Estes movimentos são gerados a partir de grande aporte de materiais como solo, rocha e árvores que, ao atingirem as drenagens, formam uma massa de elevada densidade e viscosidade.

Em relação à periodização desses eventos no estado, observa-se que um deles ocorreu em 2005, enquanto os outros três ocorreram entre 2015 e 2017. No que se refere aos meses do ano em que foram registradas essas ocorrências, entre 2017 e 2021, o único evento aconteceu no mês de junho.

Em relação à configuração territorial dos eventos de movimento de massa, no Rio Grande do Sul, no período 2003-2021, observa-se que todos eles ocorreram na encosta do planalto, nos COREDEs Vale do Taquari (dois eventos), Vale do Rio dos Sinos (um evento) e Paranhana Encosta da Serra (um evento). O único evento registrado entre 2017 e 2021 foi em Imigrante, especificamente de corrida de massa, e teve 331 pessoas afetadas indiretamente e duas unidades habitacionais danificadas.

Ocorrências de Movimentos de massa por ano, no RS, no período 2003-2021*

* Até 2016, foi considerada a data da publicação no Diário Oficial da União. De 2017 em diante, a data do registro.
Fonte: S2iD/MDR

Ocorrências de Movimentos de Massa por mês, no RS, no período 2017-2021*

* Foi considerada a data do registro da ocorrência.
Fonte: S2iD/MDR

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul