Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Distribuição e Densidade Demográfica

A maioria dos municípios gaúchos possuem menos de 10 mil habitantes

A populaçãobrasileira, por motivos históricos e econômicos, se encontra distribuída de forma irregular no território. Embora esta característica tenha se alterado nas últimas décadas com o avanço para o interior do país, a população ainda está bastante concentrada ao longo do litoral, onde também são encontradas as maiores densidades demográficas.

A distribuição da população no território gaúcho também não é uniforme. O eixo que liga Porto Alegre a Caxias do Sul constitui a área mais povoada do Estado. Conforme dados de estimativa para 2018¹, 66,2% dos municípios gaúchos tem população menor de 10 mil habitantes. Os municípios com população entre 10 e 50 mil habitantes são 12 e aqueles com população entre 50 e 100.000 habitantes são 24. E, finalmente, somente 20 municípios tem população superior a 100 mil habitantes, mas concentram 48,7% da população total do estado.

A densidade demográfica média no Rio Grande do Sul é de 42,2 hab/km² em 2018. Entre os estados da região sul do Brasil é o que apresenta a menor densidade, mas ainda assim está acima da média brasileira que é de 24,5/km². A área de maior densidade demográfica se encontra no eixo Porto Alegre - Caxias do Sul. Dos 32 municípios com densidade superior a 200 hab/km²,  vinte e três fazem parte deste eixo, vinte estão na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA e três na Região Metropolitana da Serra Gaúcha.


De outro lado, existem áreas de baixa densidade populacional no Estado. Estas estão localizadas na faixa oeste do Rio Grande do Sul e correspondem às regiões dos COREDEs Fronteira Oeste, Campanha, Vale do Jaguari, Jacui Centro e Alto da Serra do Botucaraí e, mais ao norte, o COREDE Campos de Cima da Serra. A densidade demográfica destas regiões é de menos de 20 hab/km². As demais regiões apresentam um patamar médio acima de vinte até 959 hab/km².

*SEPLAG/DEE Dados

Municípios do RS por faixas de número de habitantes – 1980-2018*
tab 1980 2018 grupo muni rs
Fonte: SEPLAG/DEE Dados
* População Estimada

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul