Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Metalurgia e Máquinas e equipamentos

A indústria de Máquinas e Equipamentos do RS é a 2ª do Brasil em número de estabelecimentos e de empregados

Em 2020, a indústria Metalúrgica¹ era responsável por 3.013 estabelecimentos e 203.878 empregados no Brasil. O Rio Grande do Sul possuía participação de aproximadamente 9% desses estabelecimentos e 4% do número de empregados. São Paulo e Minas Gerais concentravam a maior parte da produção.

A indústria Metalúrgica encontra-se concentrada no território do Rio Grande do Sul. Em 2020, existiam 261 estabelecimentos, os quais empregavam 8.448 pessoas. Caxias do Sul concentra 17% dos estabelecimentos, enquanto Sapucaia do Sul e Caxias do Sul são responsáveis por 30% dos empregos do segmento.

No que se refere à indústria de Máquinas e Equipamentos¹, o Brasil detinha, em 2020, 13.270 estabelecimentos e 345.619 empregados. O Rio Grande do Sul era responsável por aproximadamente 17% dos empregos e 15% dos estabelecimentos desse segmento no país, encontrando-se atrás apenas de São Paulo.   

A indústria de Máquinas e Equipamentos encontra-se um pouco mais dispersa no território do Rio Grande do Sul. Em 2020, existiam 2.028 estabelecimentos - os quais empregavam 60.122 pessoas. O município de Caxias do Sul concentra 18% dos estabelecimentos e 13% dos empregos deste segmento.

Recentemente, observa-se um crescimento no número de empregados desse segmento em direção ao noroeste do Estado, principalmente nos municípios de Panambi, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Santa Rosa e Horizontina, constituindo uma expansão territorial do eixo industrial de maior tecnologia do Estado, o de Porto Alegre-Caxias do Sul.    

¹ Segundo o CNAE, o segmento Metalurgia compreende a conversão de minérios ferrosos e não-ferrosos em produtos metalúrgicos por meios térmicos, eletrometalúrgicos ou não (fornos, convertedores, etc.), e outras técnicas metalúrgicas de processamento para obtenção de produtos intermediários do processamento de minérios metálicos, tais como gusa, aço líquido, alumina calcinada ou não, mates metalúrgicos de cobre e níquel, etc., a produção de metais em formas primárias ou semi-acabados (lingotes, placas, tarugos, biletes, palanquilhas, etc.), a produção de laminados, relaminados, trefilados, retrefilados (chapas, bobinas, barras, perfis, trilhos, vergalhões, fio-máquina, etc.) e a produção de canos e tubos, assim como a produção de peças fundidas de metais ferrosos e não-ferrosos e a produção de barras forjadas de aço (laminados longos). E, o segmento de Máquinas e Equipamentos compreende a fabricação de máquinas e equipamentos, inclusive os componentes mecânicos, partes e peças, para as atividades industriais, agrícolas, extração mineral e construção, transporte e elevação de cargas e pessoas, para ventilação, refrigeração, instalações térmicas ou outrasatividades semelhantes (motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão; tratores e de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária; máquinas-ferramenta; máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e na construção civil e  máquinas e equipamentos de uso industrial específico).

 

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul