Equipamentos de Informática, eletrônicos e ópticos e de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos
No segmento de Informática, eletrônicos e ópticos, o RS ocupa o quarto lugar entre os estados no número de empregados
Entre 2013 e 2016, o Rio Grande do Sul apresentou uma diminuição importante nos empregos do segmento de Fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos¹. A partir de 2017, houve uma relativa estabilidade nesses empregos.
No número de estabelecimentos, no país, destaca-se São Paulo, com quase 45% do total do país. O Rio Grande do Sul aparece na quarta posição, com 10%. Em relação ao número de empregados, São Paulo também lidera, com 38%, seguido pelo Amazonas, com 25%. O Rio Grande do Sul também aparece em quarto, com 8%.
No território do Estado, essa indústria se apresenta altamente concentrada em um eixo Porto Alegre-Caxias do Sul. Nesses dois municípios, localizam 40% dos estabelecimentos. Por sua vez, Gravataí lidera no número de empregados, com 32%, seguido por Porto Alegre e Caxias do Sul.
Em relação à indústria de Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos no Rio Grande do Sul, apresentou comportamento semelhante nos últimos dez anos, ocorrendo uma queda no número de empregos entre 2013 e 2016 e certa estabilidade até 2022.
No número de estabelecimentos, no país, o Estado de São Paulo liderava, com 45%, seguido pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com valores muito próximos. No número de empregados, São Paulo estava à frente, com 40%, seguido por Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará.
No Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul detinham, conjuntamente, 36% dos estabelecimentos. No número de empregados, Caxias do Sul detinha 25%, seguido por Venâncio Aires e por Canoas.
¹ Segundo a CNAE, o segmento de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos compreende a fabricação de componentes eletrônicos com circuitos integrados, a fabricação de computadores e periféricos de computadores; a fabricação de equipamentos de comunicação e produtos eletrônicos semelhante; a fabricação de eletrônicos de consumo; de equipamentos de medida, teste, navegação e controle; de cronômetros e relógios, de equipamentos de irradiação, eletromédicos e eletroterapêuticos e de equipamentos e instrumentos ópticos, fotográficos e cinematográficos como também a fabricação de mídias magnéticas ou ópticas.
²O segmento de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos compreende a fabricação de produtos para geração, distribuição e controle de energia elétrica, de aparelhos eletrodomésticos, de equipamentos de iluminação elétrica, sinalização e alarme, de lâmpadas, de fios, cabos e outros materiais elétricos e também a fabricação de cabos de fibra óptica e de peças para máquinas e equipamentos.
Fonte: RAIS/MTE
Fonte: RAIS/MTE