Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Produção agropecuária e estrutura fundiária

A estrutura fundiária do Estado se diferencia de acordo com a região

O Rio Grande do Sul, tradicionalmente, apresenta-se como um Estado que se destaca pela sua produção agrícola e pecuária. O setor agropecuário teve uma participação, em 2017, de 9,2% na estrutura do Valor Adicionado Bruto do Estado. No entanto, sabe-se que esta participação é ainda maior se considerada a repercussão na cadeia produtiva que o setor movimenta.

A estrutura fundiária do Estado se diferencia de acordo com a região, alternando predomínio de grandes e médias propriedades com médias e pequenas unidades de produção.

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, do total de 364.193 estabelecimentos agropecuários, 36,4% possuem tamanho menor do que 10 hectares. Já os maiores de 500 hectares representam menos de 3% dos estabelecimentos, mas possuindo 48,6% da área total ocupada pelos estabelecimentos agropecuários. Deve-se ressaltar que o limite entre minifúndio e latifúndio varia de acordo com a região e, normalmente, nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, onde os solos são mais frágeis, necessita-se de áreas maiores para obter viabilidade na produção.

Uso da terra nos estabelecimentos agropecuários, por grupo de atividade, no RS (2017)
graf pizza 2017 area estab por atividade
Fonte: IBGE/Censo Agropecuário 2017

Número de estabelecimentos e área dos estabelecimentos agropecuários, por grupo de área total, no RS (2017)
tab 2017 estab agropecuarios por area rs
Fonte: IBGE/Censo Agropecuário 2017

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul