Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sementes, mudas e produtos orgânicos

O RS é um produtor importante de sementes e mudas para o plantio das lavouras temporárias e da horticultura

Além de se destacar no cenário agrícola brasileiro pelos volumes de produção das principais culturas de exportação e pelo elevado grau de diversificação agrícola, o Rio Grande do Sul também se coloca como um dos maiores produtores de sementes e outras formas de propagação para plantio de produtos das lavouras temporárias e de sementes, mudas e outras formas de propagação produzidas para plantio de produtos da horticultura¹.

Segundo o Censo Agropecuário 2017, o Rio Grande do Sul ocupava a posição de 4º maior produtor nacional de sementes e outras formas de propagação para plantio de produtos da lavoura temporária com uma produção de 209.509 toneladas.  Dos produtos da lavoura temporária, destacava-se a produção de sementes de trigo, arroz, soja e forrageiras.  O RS também ocupava o 2º lugar na produção de sementes para plantio de produtos da horticultura com 164 toneladas e o 3º lugar na produção de mudas e outras formas de propagação para plantio de produtos da horticultura com 280.469.000 unidades.

A produção de orgânicos vem aumentando no Brasil e no Rio Grande do Sul, principalmente vinculada às pequenas unidades de produção. Isto se dá devido ao aumento do consumo interno e da demanda de mercados externos como o da União Européia e do Japão, entre outros. Deve-se destacar que a valorização superior ao preço pago pelo produto tradicional também tem colaborado para o desenvolvimento de projetos visando especialmente a produção de soja, açúcar, hortigranjeiros, frutas, frango, ovos e leite.

Embora não estejam ainda disponíveis dados estatísticos oficiais sobre as quantidades produzidas de orgânicos no Estado, é possível afirmar que esta forma específica de produção está presente em praticamente todas as regiões, considerando as informações do Censo Agropecuário 2017 referente ao número de estabelecimentos agropecuários que fazem uso de agricultura orgânica,  pecuária orgânica ou ambos.  Segundo os dados do Censo Agropecuário 2017, o RS ocupava o 7º lugar entre os 27 estados brasileiros com maior número de estabelecimentos  com uso de agricultura orgânica, pecuária orgânica ou ambos com 3.573 estabelecimentos.  Os municípios com o maior número de estabelecimentos com esta modalidade de produção no RS em 2017 eram Viamão, Nova Santa Rita e Caxias do Sul.

Participação do RS nas quantidades produzidas de sementes e mudas¹ no Brasil em 2017 (%)
Participação do RS nas quantidades produzidas de sementes e mudas¹ no Brasil em 2017 (%)

Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 2017
¹para plantio de produtos das lavouras temporárias e de produtos hortigranjeiros

Percentual do número de estabelecimentos com uso de agricultura orgânica, pecuária orgânica ou ambos nos estados em 2017
Percentual do número de estabelecimentos com uso de agricultura orgânica, pecuária orgânica ou ambos nos estados em 2017

Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 2017

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul