Laranja e tangerina
O RS é o terceiro maior produtor de tangerina no Brasil
O Brasil, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), é o maior produtor mundial de laranja, responsável por 21,5% da produção. Ela está basicamente concentrada no estado de São Paulo, responsável por 77,2% do total da produção brasileira. O Rio Grande do Sul é o sexto produtor, com uma quantidade média de 341.357 toneladas/ano no período de 2020 a 2022, equivalente a 2,0% do total.
Segundo a Embrapa, desde a década de 90, a cultura de citros tem se expandido especialmente no Médio Alto Uruguai e na Campanha gaúcha. Na Campanha foram implantados pomares de perfil empresarial, de 30 a 300 hectares em média, enquanto que, na do Médio Alto Uruguai, a citricultura é de base familiar, a exemplo do que ocorre nos Vales do Caí e Taquari (Embrapa Clima Temperado. Produção Orgânica de Citros no Rio Grande do Sul. Sistemas de Produção, 20 Versão Eletrônica Dez./2011).
No Estado, os maiores produtores de laranja, no período 2020-2022, são os municípios de Liberato Salzano, Alpestre, Aratiba, Itatiba do Sul e Planalto, todos com mais de 10.000 toneladas/ano.
Com relação à cultura da tangerina, o Brasil é o quinto produtor mundial, com 2,2% da produção em 2021. A China é o país que mais produz tangerina no mundo, com 59,7% da produção total.
No Brasil as maiores produções estão concentradas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Juntos, esses quatro estados são responsáveis por aproximadamente 85% da produção brasileira. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor, com 170.640 toneladas/ano em média no período de 2020 a 2022.
No Rio Grande do Sul, a região do Vale do Caí é a maior produtora. O município de Montenegro, com produção média de 34.200 toneladas/ano, lidera. Em seguida, estão Pareci Novo, São José do Sul, São Sebastião do Caí e Harmonia, todos com produção média entre sete e vinte mil toneladas/ano.
Fonte: FAO/FAOSTAT
Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal
Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal