Hospitais e Leitos Hospitalares
O RS apresenta o segundo maior índice de leitos por 1.000 habitantes entre os estados brasileiros
De acordo com o Ministério da Saúde, Hospitais podem ser definidos como estabelecimentos de saúde com serviços diferenciados, dotados de capacidade de internação, atendimento ambulatorial com consultas regulares e de urgência e de meios de diagnóstico e terapêutica, com o objetivo de prestar à população assistência médica curativa e de reabilitação, competindo-lhe também colaborar na prevenção da doença, no ensino e na investigação científica. Os critérios para a classificação dos hospitais enquadram-se em abordagens diversas, tais como: área de influência e diferenciação técnica; hierarquização de valências; número de especialidades; regime de propriedade; presença de ensino universitário, entre outros¹.
O Rio Grande do Sul, 7º colocado no ranking dos estados em número de hospitais, contava em junho de 2020 com 330 estabelecimentos hospitalares distribuídos por 226 dos 497 municípios.Nessa data havia 20 Hospitais Especializados, 293 Hospitais Gerais e 17 Hospitais Dia, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do DATASUS.
Os estabelecimentos hospitalares estão mais concentrados nos municípios mais populosos. Em fevereiro de 2022, Porto Alegre concentrava 34 estabelecimentos, seguido por Caxias do Sul e Pelotas com 10, Passo Fundo e Santa Maria com 8 e Canoas e Novo Hamburgo com 6. No que se refere aos COREDEs, o Metropolitano Delta do Jacuí possuía a maior concentração com 43 estabelecimentos hospitalares, seguido pelos COREDEs Serra com 26 hospitais, Sul com 24 e Vale do Rio dos Sinos com 23.
A oferta de leitos compõe um dos parâmetros de cobertura hospitalar que faz parte da Programação das Ações Básicas de Saúde do Ministério da Saúde. O número recomendado é de 3 a 4 leitos/1.000 habitantes².O último dado divulgado para os estados brasileiros coloca o RS como o segundo de maior cobertura, com 2,58 leitos/1000 habitantes em fevereiro de 2022 (DATASUS/CNES), ficando atrás de Goiás, com 2,62 leitos/1000 habitantes.
Quanto à distribuição de leitos hospitalares, o COREDE Metropolitano Delta do Jacuí, onde vive cerca de 23% da população total do Estado, era o que apresentava em fevereiro de 2022 o maior número de leitos, com aproximadamente 25% do total estadual. Os COREDEs Serra, Sul e Vale do Rio dos Sinos apareciam na sequência. E entre os municípios, Porto Alegre apresentava na mesma data o maior número de leitos com 6.570, seguido de Caxias do Sul com 1.404 e Passo Fundo com 1.110. Do total de leitos hospitalares do Rio Grande do Sul, cerca de 68%correspondiam a leitos do Sistema Único de Saúde - SUS.
¹In: Portal de Codificação e dos GDH: http://portalcodgdh.min-saude.pt/
² In: MINISTÉRIO DA SAÚDE/SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE/DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Parâmetros para Programação das Ações Básicas de Saúde, fevereiro 2001. 37p.

Fonte: DATASUS/CNES