Regiões e bacias hidrográficas
O RS possui 25 Comitês de Bacias Hidrográficas
O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior disponibilidade de águas superficiais. Seu território é drenado por uma densa malha hidrográfica superficial e, para fins de gerenciamento, as bacias hidrográficas são agrupadas em três regiões hidrográficas.
A Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai coincide com a bacia nacional do Uruguai, já a Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba e a Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas coincidem com a bacia nacional do Atlântico Sudeste. O Decreto Estadual nº 53.885/2018 instituiu a subdivisão das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul em 25 Bacias Hidrográficas.
O uso do solo na região do rio Uruguai está vinculado principalmente às atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais. A região do Guaíba apresenta áreas de grande concentração industrial e urbana, sendo a mais densamente povoada do Estado, além de sediar o maior número de atividades diversificadas, incluindo as atividades agrícolas e pecuárias e agroindustriais, industriais, comerciais e de serviços. Já a região hidrográfica do Litoral apresenta usos do solo predominantemente vinculados às atividades agropecuárias, agroindustriais e industriais.
No Rio Grande do Sul a gestão dos recursos hídricos alcançou importantes avanços com a instalação dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Os Comitês de Bacia são colegiados instituídos oficialmente pelo Governo do Estado, formados majoritariamente por representantes da sociedade e de usuários das águas. A função dos comitês é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água de uma bacia hidrográfica visando à harmonização dos usos e a mediação de conflitos. O primeiro Comitê criado no Estado foi o Comitê do Sinos no ano de 1988 e o último o do Mampituba, em 2012.
Fonte: SEMA/RS