Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cebola

O Rio Grande do Sul é o sexto maior produtor nacional de cebola

A cebola é uma das plantas mais cultivadas no mundo e é consumida por quase todos os povos do planeta. Constitui-se em um importante elemento de ocupação de mão-de-obra familiar, contribuindo na rentabilidade e na viabilização de pequenas propriedades rurais. Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), em 2021, o Brasil possuía a 13ª maior produção mundial, com uma produção de 1,6 milhão de toneladas.

No Brasil, o cultivo está concentrado, principalmente, no Estado de Santa Catarina, que contribui com 29% da produção nacional. Em cada Estado, são plantadas as cultivares mais adaptadas, o que permite ao Brasil dispor de colheitas praticamente o ano todo. No contexto da agricultura brasileira, a cebola tem elevada importância socioeconômica.

No Rio Grande do Sul, as espécies do grupo Baia Periforme, com sementes produzidas no próprio Estado, são, tradicionalmente, as mais cultivadas. O Estado, sexto maior produtor nacional, conta com uma produção média no triênio 2020-2022 de 131.730 toneladas/ano, o que representa 8% da produção nacional. Os municípios com maiores produções estão localizados no sul do Estado: São José do Norte, com média de 46.843 toneladas/ano, e Tavares, com 9.115 toneladas/ano.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de cebola no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE. Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul