Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arroz

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil

Conforme dados da Food and Agriculture Organization (FAO), a Ásia é o maior produtor de arroz no mundo, com cerca de 90% da produção do grão em 2021. O continente americano, segundo colocado no ranking, foi responsável por 5% (38 milhões de toneladas aproximadamente). Nas Américas, o Brasil é o maior produtor, com 11,6 milhões de toneladas.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS registrou, no período 2020-2022, uma produção de 7.906.860 toneladas em média do grão. Deve-se observar que a produção registra pequenas oscilações, principalmente por influência de algumas condições climáticas desfavoráveis, como por exemplo, períodos de estiagem prolongada, já que a cultura é altamente demandante de água para irrigação.

Com base na relação quantidade produzida/área plantada, na última década, pode-se afirmar que houve importante ganho de produtividade no RS através de inovações técnicas, como por exemplo, no manejo dos solos e no uso de insumos e sementes de última geração. A produção tem como destino o mercado interno e externo e é um dos itens de destaque na pauta de exportações gaúchas.

No período 2020-2022, onze municípios apresentaram produção com média superior a 200.000 toneladas/ano. Os principais municípios produtores encontram-se nas regiões sul e sudoeste do Estado. Destacam-se Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Itaqui, Alegrete, São Borja, Dom Pedrito, Arroio Grande, Camaquã, Mostardas, São Gabriel e Barra do Quaraí.

Participação dos principais países produtores de arroz em casca (2021)
Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de arroz em casca, no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul