Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arroz

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil

A Ásia, conforme dados da Food and Agriculture Organization – FAO é o maior produtor de arroz no mundo, com cerca de 90,6% da produção do grão. O continente americano, segundo colocado no ranking, é responsável por 5% (37,2 milhões de toneladas aproximadamente). Deste, o Brasil é o maior produtor, com 12,2 milhões e Estados Unidos com 9,9 milhões de toneladas.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil. Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS registrou no período 2016-2018 uma produção de 8.209.443 toneladas em média do grão.Deve-se observar que a área plantada com esta cultura praticamente não apresentou aumento entre nos últimos dez anos. No entanto, registrou pequenas oscilações, principalmente por influência de algumas condições climáticas desfavoráveis, como por exemplo, períodos de estiagem prolongada, já que a cultura é altamente demandante de água para irrigação. Mas, com base na relação quantidades produzidas - área plantada, na última década, pode-se afirmar que houve importante ganho de produtividade no RS através de inovações técnicas, como por exemplo, no manejo dos solos e no uso de insumos e sementes de última geração. A produção tem como destino o mercado interno e externo e é um dos itens de destaque na pauta de exportações gaúchas.

No período 2016 a 2018, 12 municípios apresentaram produção com média superior a 200.000 toneladas/ano. Os principais municípios produtores encontram-se na porção sul e sudoeste do Estado. Destacam-se Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Itaqui e Alegrete que juntos são responsáveis por 28% da produção gaúcha.

Principais produtores de arroz em casca no mundo - 2018
graf pizza 2018 arroz fao mundo
Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de arroz em casca no BR e RS–2008-2018
tab 2008 2018 arroz br rs

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul