Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estrutura turística

O Rio Grande do Sul é o 4° Estado que mais recebe turistas internacionais.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo - OMT e o Ministério do Turismo do Brasil- MTUR, turismo pode ser definido como o conjunto de atividades realizadas durante viagens e permanência por um período inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros motivos não relacionados com o exercício de uma atividade remunerada no local visitado. Em 2019, conforme a OMT, o número de turistas que viajaram pelo mundo foi de 1,5 (bilhão), representando um aumento de 4% quando comparado ao ano anterior. O Brasil, de acordo com o MTUR, recebeu 6,35 (milhões) de turistas internacionais em 2019, contudo, este número representou crescimento inferior ao mundial, uma vez que representou uma diminuição de 4,08%. Estes turistas internacionais que visitaram o país representaram 0,44% do total de turistas que viajaram pelo mundo.

No que se refere à receita cambial turística, ainda, conforme o MTUR, a economia brasileira recebeu 5.99 (milhões de dólares) em 2019, proveniente dos gastos dos turistas internacionais no país, sendo 1,17% maior que a receita cambial apresentada em 2018.

O Rio Grande do Sul, em função de sua formação histórica, da diversidade de paisagens e de culturas e de sua localização estratégica em relação aos países do MERCOSUL, se coloca como receptor de um grande número de turistas, especialmente da América do Sul. Em 2019, o estado recebeu 772.686 turistas internacionais, conforme dados do MTUR, o que representou 12,16% das chegadas destes turistas no país, ocupando a 4ª posição entre todas as unidades da federação, estando a sua frente os estados de São Paulo (37,13%), Rio de Janeiro (19,71%) e Paraná (15,84%).

Destaca-se, de acordo com o MTUR, que os meses que apresentaram maior fluxo de entrada de turistas internacionais foram janeiro (26,02%), fevereiro (20,72%), dezembro (9,56%) e março (8,37%), sendo os principais países emissores Argentina e Uruguai, que, juntos, representaram 92,42% dos turistas internacionais que chegaram ao estado. Do total de turistas estrangeiros que entraram no estado, 84,85% foram por via terrestre, 7,63% por via aérea, 7,24% por via fluvial e 0,28% por via marítima.

Pensando na estruturação e diversificação da oferta turística, o Rio Grande do Sul está organizado em 27 Regiões Turísticas, as quais apresentam distintas características que contribuem à diversidade de atrativos. Os últimos dados disponíveis, de 2017, apontam que o Estado apresentava um total de 1.597 meios de hospedagem, sendo hotéis (64,6%), pousadas (33,2%), hostels (1,3%), flats (0,8%) e resorts (0,1%). Destaca-se que, deste universo, 82% são de pequeno porte, enquanto 16% corresponde a médio e 2% à grande porte, o que demonstra a importância dos pequenos estabelecimentos para a economia do turismo, ampliando a oferta do serviço para os visitantes que valorizam o atendimento mais personalizado.

Em síntese o turismo no Rio Grande do Sul apresenta uma série de atrativos que vão da paisagem e do clima serrano, ao pampa, ao extenso litoral, às estâncias hidrominerais, à diversidade de seu patrimônio seja, paleobotânico, arquitetônico, arqueológico ou histórico como as Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade, seja natural como Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. A gastronomia e os costumes e tradições herdados de seus imigrantes marcam a cultura e a diversidade de eventos que compõem um calendário rico e que se desenvolve ao longo de todo o ano.

Principais países de origem dos turistas internacionais que ingressaram no RS – 2019

Fonte: Ministério do Turismo - Anuário Estatístico 2020

Ingresso mensal de turistas internacionais no RS – 2019

Fonte: Ministério do Turismo – Anuário Estatístico 2020

Ingresso de turistas internacionais no RS por via de acesso – 2019

Fonte: Ministério do Turismo – Anuário Estatístico 2020

Distribuição dos meios de hospedagem por tipo no RS - 2017 (%)
Distribuição dos meios de hospedagem por tipo no RS - 2017 (%)

Fonte: SDECT – Guia dos Meios de Hospedagem 2017

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul